aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] wireframes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <andredeabreu AT terra.com.br>
  • To: "'Arquitetura da Informacao em Portugues'" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] wireframes
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 11:40:28 -0300

Com certeza Liv, bem colocado :-) Inclusive na página que mandei
(www.strangesystems.net/archives/000003.php) tem um link para um PDF do
pessoal da Argus (http://argus-acia.com/white_papers/evaluating_ia.pdf)
que mostra os vários níveis de detalhamento que um wireframe pode ter.
Desde os mais detalhados, como o da Click que eu usei como exemplo, até
os mais simples, que é exemplo da Liv. Vale uma olhada :-)

Quando ao designer realmente é chilique...rs. Uma amiga que trabalhava
na Click e agora foi para outra agência estava reclamando esses dias na
falta que faz o wireframe para ela, já que nessa agência nova ela é uma
webdesignerIAusabilityprofessional...rs.

Inclusive é um chilique sem nexo. Acho que quem assina outras listas vai
me bater, mas vamos ao velho exemplo. Chegar alguém acima de vc e falar
que o menu tem que ficar na esquerda por N motivos não é fator limitador
de criatividade. Fator limitador de criatividade é vc não conseguir
fazer sua criação dentro de uma especificação. Não quero dizer que o
designer não tem capacidade disso, mas se ele tiver embasamento para
contra-argumentar com o pessoal da AI com certeza eles vão acatar as
idéias e opiniões de qualquer um. Mas, infelizmente, o que eu vejo ainda
são designers estudando e focando apenas tecnologia, esquecendo a parte
humana da coisa.

Caso alguém da AI tenha determinado um menu à esquerda, isso não deveria
ser problema para o designer. Esse menu pode ser feito azul, rosa,
verde, com bolinhas; ele pode ter a forma quadrada, redonda oval e por
aí vai. É ai que ele precisa mostrar seus conhecimentos de layout,
diagramação, cores etc. Não fica xingando o AI-man da empresa que o menu
à esquerda não tem nada a ver.

Andre de Abreu