aifia-pt - [AIfIA-pt] Livros & exemplos de especificações

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: AIfIA Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Livros & exemplos de especificações
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 10:03:08 -0300

Anay pediu diretamente, mas encaminho à lista:
: Serah q vc poderia me mostrar um exemplo de um planejamento desses
: q eh enviado para o designer? Ou me dizer como eh q faz, ou algum
: livro onde eu possa pegar referencias (em portugues)????

Em Português não há nenhum que eu recomende mas a primeira coisa que eu
faria é dar uma melhorada na leitura em inglês porque você vai precisar
impreterivelmente (mas não deixe de visitar http://aifia.org/pt/ :).

Depois disso, o livro que eu indicaria é o Information Architecture:
Blueprints for the Web da Christina Wodtke (ainda não há no Brasil) e o
Informtion Architecture for the World Wide Web do Louis Rosenfeld e Peter
Morville (também ainda não há no Brasil).

O primeiro livro tem exatamente o que você está procurando, no entanto é
escrito de uma maneira bem coloquial, quase conversacional, então um bom
inglês realmente é imprescindível. Acredito que o segundo livro seja
traduzido para o Português no ano que vem (já infernizei a O'Reilly, as
editoras nacionais, o Lou e o Peter o suficiente para que isso aconteça ;).

Existe um terceiro que ainda não foi lançado chamado Information
Architecture for Designers do Peter Van Dijck que é excelente e espero que
seja lançado no Brasil ano que vem também (ele me mandou o livro ainda em
pré-impressão e eu adorei, acho que vai ser muito bem recebido aqui no
Brasil); com um pouco de sorte o lançamento mundial já trará a versão em
Português.

Se você tiver que escolher entre um deles, escolha o do Rosenfeld & Morville
para aprender (não li a segunda edição ainda mas sei que é BEM rica -
praticamente o dobro de conteúdo da primeira), e o da Wodtke para trabalhar
(mais direcionado ao projeto e o que você precisa apresentar, com as
especificações que falávamos anteriormente).

Quanto às especificações de projetos, todas as minhas estão em inglês e eu
não posso compartilhá-las devido a contratos prévios com NDA*, mas se no
futuro próximo aparecer algum novo que eu produza em Português eu tentarei
compartilhar. Mas não tem muita frescura não. Basicamente é o que eu falei
antes: definição dos elementos básicos, uma racionalização dizendo o porque
da necessidade deles e pronto, sua especificação está pronta. Claro que isso
é apenas parte do que se apresenta e o resultado de um trabalho maior
originado desde a sua pesquisa sobre o usuário, até fazer com que os
objetivos deles e da empresa se casem no resultado final. As especificações
são um guia macro para que o designer desenvolva a apresentação gráfica de
uma estrutura. Serve principalmente para que os essenciais não sejam
esquecidos**.

Abraços,

Livia Labate
_______________________________
www.livlab.com | liv AT livlab.com

* NDA: Non-disclosure agreement

** Uma vez eu vi um projeto que na hora de aprovar o layout, o designer
tinha "esquecido" de colocar um link para o carrinho de compras num site de
e-commerce! Culpa de quem? Ninguém sabe, vira batata quente, um jogando pro
outro. Se tivesse uma lista de especificações não haveria desculpa. Na
verdade muito provavelmente não haveria nem o erro (um erro crasso por
sinal!). Nesse caso quem errou foram todos, mas a falha maior foi de quem
deveria ter criado especificações dentre outras coisas (por sinal não
existia essa pessoa, um dos motivos pelo qual o resultado foi ruim).