aifia-pt - [AIfIA-pt] Grupo de Estudo sobre AI: apresentação de novo membro

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: wilian barros <wfbarr AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informacao em Portugues <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Grupo de Estudo sobre AI: apresentação de novo membro
  • Date: Fri, 9 May 2003 12:59:55 -0300 (ART)

Prezados membros, muito Prazer!

Sou graduando de biblioteconomia - ECA - USP, 7º sem. e graduado em português FFLCH - USP 98. Membro do conselho fiscal da www.sbgc.org.br , atual mentor e coordenador de ações de eventos entre a sociedade e as escolas superiores, além de  pesquisador de autodidata de KM.
Fui apresentado a vocês pelo colega Rafael, também graduando de biblio da FABCI.
Tenho 41 anos, 1,78m, Solteiro, possuo duas cadelas fura-saco (mas muito especiais...) e minha atual companheira cursa biblio-FABCI, tem 21 anos e 1,50m!
Maiores e melhores detalhes poderão solicitar pessoalmente!
Em São Paulo, a área de A.I. tem muito campo e mercado! Tanto pré, como pós-construção de sites. No nosso caso específico de formação vejo o tratamento de conteúdos e sua interface de recuperação como nossa maior competência e exercício operacional. Porém aqui tanto regionalmente como nacionalmentre nossa profissão tem pouca visibilidade e identidade com estas perspectivas novas profissionais.

Ontem, entrevistei o pessoal do E-GOV da PMSP www.prefeitura.gov.sp.br e fiquei muit feliz e entusiasmado com tudo o que realizaram até aqui:

1- Reformulação do site oficial da prefeitura, dos conteúdos e das relações com todos os órgãos e responsáveis em alimentar, atualizar e gerir os conteúdos;
2- 164 telecentros de inclusão digitais nas periferias da capital! Treinamento em informática básica aos cidadãos de baixa renda!
Cada telecentro tem um princípio, norma e orientação política de estruturação e funcionamento centrados no IDH (futuramente pelo IDH-M);
3- Centralizaram todos os serviços prestados em um único canal, uma central de atendimento telefônico (SAC), antes eram 19 (Serviço funerário, podas de árvores, zoonose, tapa-buracos, iluminação pública, coleta de lixo, de entulho etc); Hoje tudo isto é pelo 156 apenas e o serviço está tercerizado;

Gravei as entrevistas e quem souber de como transformá-las em audio digital posso disponibilizar para inserirmos em algum ponto de acesso na rede. Eles tem uma política de sofware gratuito e aberto, apesar de pegarem o bonde andando em ASP. Atualmente servem-se do Zope como ger. de conteúdos. Os seus servidores, babem, são pentium 500  e 700 (03)! Devido à nossa indigência histórica e crônica de recursos orçamentários fazem das tripas coração e matam 5 leões por dia! Como gostam de afirmar: tudo começou com cinco cabeças e uma tomada!!!

Gostaria assim de iniciar minha participação aqui com cases de sucessos e servindo-me como ponte entre quem faz, quem pesquisa, quem sabe e quem quer fazer!

Estarei repassando os conteúdos obtidos e peço aos colegas que conheçam primeiramente a referida página, naveguem por ela para após contribuir com comentários úteis à sua estrutura, navegabilidade, recursos, lay-out e canais.
Muito prazer!
Wilian França Barros
ECA-USP
0800 17 68 17 r 250 após 19h00 e até 22h00
ps: aos colegas da capital estou no aguardo de uma primeira reunião do GTAI e já proponho dos sites preliminares para análise e discussão:
1º www.usp.br e
2º www.prefeitura.gov.sp.br

Claro que não podemos nos restringir apenas a exemplos públicos porém eles dão uma boa perspectiva do que ainda temos a fazer como profissionais comprometidos com a acessibilidade e disponibilidade da informação como forma de exercício de cidadania e de inclusão na nova sociedade da informação.
Se ninguém se opor, gostaria de suprimir, doravante,  alguns acentos, para melhor economia de tempo e esforço...
.

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.