cc-br - Re: [cc-br] 'Informática' e Tecnologia de Informações

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Pedro Mascarenhas <pedromasca AT uol.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] 'Informática' e Tecnologia de Informações
  • Date: Fri, 22 May 2009 15:01:10 -0300

me retire da lista por favor

2009/5/22 André Nunes <dede.mathias AT gmail.com>
Paulo,

Você poderia me indicar alguma fonte para esta distinção que você traçou?

Reconheço que dizer que "tecnologia da informação" é apenas um nome da
moda para a antiga "informática" é uma distinção leviana dos dois
signos, mas a sua exposição me soou como uma ideologia orwelliana se
apropriando da língua.

Atrelar informática com "pirataria" (outro termo que as indústrias da
mídia também trataram de corromper) me parece um abuso. Da definição
do Priberam:

Informática: s.f. Ciência que se ocupa do tratamento automático e
racional da informação considerada como suporte dos conhecimentos e
das comunicações, que se encontra associada à utilização de computador
e seus programas.

Nunca realizei nenhum estudo sobre a origem desta "nova moda" da
Tecnologia da Informação. Porém, ao que me parece, a mudança do nome
se deve ao fato de que informática trazia em seu significado os
computadores e os softwares como ponto central da análise, ao passo em
que Tecnologia da Informação é uma expressão mais "neutra" ao objeto e
mais focada na finalidade. O núcleo de atração é a "informação", que
hoje os computadores e redes tratam de organizar, mas que também pode
ser elaborada, tratada e organizada de outras formas que não
exclusivamente por meio de computadores e softwares. Por isso,
tecnologia da informação, ao invés de "informática" ou "computação".

André Nunes Batista

http://tagesuhu.wordpress.com/