cc-br - Re: [cc-br] RE : Re: [2007] Re: Decisão de ultima hora: Cadernoteca

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Felipe Sanches" <felipe.sanches AT gmail.com>
  • To: 2007 AT gremio.poli.usp.br
  • Cc: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] RE : Re: [2007] Re: Decisão de ultima hora: Cadernoteca
  • Date: Sat, 10 Mar 2007 10:54:03 -0300

depois de pensar bastante sobre o assunto, minha impressão é de que copia no xerox é aceitável desde que o preço não seja superior ao de uma cópia comum. Sendo assim, a cópia completa seria cara demais e a pessoa iria preferir comprar o original caso quisesse o livro completo.

No caso da faculdade, em particular, isso não parece ser problema. As faculdades já adotam livros que estão sob copyright restritivo. As licenças CC podem até ser restritivas, mas todas elas, até onde sei, são menos restritivas que o copyright tradicional. Basta que os alunos comprem o livro na editora do autor da obra original.

O problema seria a faculdade ter uma gráfica própria que vendesse livros cc-nc para os alunos, configurando assim, concorrencia comercial com a versão original do autor.