cc-br - [cc-br] Dúvida sobre CC by

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Felipe Sanches" <felipe.sanches AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [cc-br] Dúvida sobre CC by
  • Date: Tue, 15 Aug 2006 06:46:39 -0300

Eu estava falando sobre o CC a um colega meu que é músico e ele me fez
algumas perguntas que eu não soube responder.

Lá vai:

Uma pessoa A aplica a CC by a seu trabalho. Depois uma pessoa B faz um
trabalho derivado dando o devido crédito à pessoa A e aplica uma
licença não CC (isso é possível pq A não usou sharealike, certo?) mas
que permita trabalhos derivados. Daí uma pessoa C faz trabalho
derivado de B e não dá credito pra ninguém, uma vez que B não pede
nada no estilo by em seu licenciamento.

Existe proteção quanto a esta situação descrita acima? O atributo by
obriga apenas dar a atribuição de autor ou também obriga a repassar o
by adiante? Acho que isso é o mais óbvio a se fazer não é? Afinal, a
obra de C é, indiretamente, derivada da obra de A.

Obrigado,
Felipe "Juca" Sanches

  • [cc-br] Dúvida sobre CC by, Felipe Sanches, 08/15/2006