cc-br - [cc-br] Liberta o preso; prende o livre?

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Cassiano > MWeb" <mwlistas AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [cc-br] Liberta o preso; prende o livre?
  • Date: Mon, 23 May 2005 18:13:22 -0300

Olá, CCs,
Desde início do ano fiquei de postar o que me parece ser uma pequena
contradição conceitual da aplicação de licenças CC em coisas
publicadas na web. A questão é sobre uma folhinha/agenda diferenciada
que criei e divulgo no meu site desde 2003.

Pelo que me consta um calendário está fora do universo do direito
autoral. Mesmo o que estou propondo, dividido em quadrissemanas.
Mesmo, digamos, que isso seja um "design" particular, como é meu caso.
Por este motivo, nunca vinculei ao trabalho qualquer menção de
copyright ou que tais, pois soaria meio ridículo. Uso a agenda apenas
para fins promocionais.

Mas...se eu aplicar a versão mais "livre" do CC, onde tudo pode ser
retalhado e modificado, desde que citando a fonte, não estarei criando
uma restrição ("obrigando" o terceiro a me citar) sobre algo que a
princípio não cabe proteção??

Nesse caso, estaria a licença CC prendendo aquilo que é livre por
natureza, uma espécie de inversão do papel original? Ou nesse caso a
licença obedeceria à noção de prevalência e, portanto, ela seria
inócua, desde que o terceiro tenha ciência dessa sutileza autoral?

O fato é que, questões filosóficas ou politicamente corretas à parte,
me agradaria ter pelo menos alguma forma de retenção dessa idéia, de
modo que ela amplie, pelo menos, sua capacidade de divulgação. Como
sempre acontece com os muito pequenos, seria bastante desagradável ver
o conceito publicado por, digamos, uma Pombo, com o poder de
divulgação e distribuição que uma empresa desse porte possui...

Alguma idéia???

Ou, pragmaticamente, os mestres da lista defenderiam que eu usasse
essa licença ampla nesse contexto ou é um "caso perdido" mesmo?

[]s
Cassiano
-------
www.LIVRE.matrizweb.com | www.FOLHINHA.com