cc-br - RES: [cc-br] Uso da Licença

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Dagoberto Miranda <dagoberto.miranda AT tvglobo.com.br>
  • To: "'cc-br AT lists.ibiblio.org'" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [cc-br] Uso da Licença
  • Date: Fri, 5 Sep 2003 12:41:30 -0300

Amigos, como estamos numa "lista de discussões", vou dar o pontapé inicial
trazendo algumas polêmicas, às quais espero encontrar sua resistência e
argumentações. Afinal, por isso eu e muitos estamos aqui, para agregar e
enriquecer nossa base de conhecimento.

Antes, devo dizer que a iniciativa do CC é louvável! Sou integralmente
partidário desta filosofia.

Em relação ao e-mail do colega, meu ponto de vista com relação à utilização
da licença, redigida em inglês, para que venha a surtir efeitos no Brasil:

1 - O Artigo 224 do nosso código civil diz o seguinte: Os documentos
redigidos em língua estrangeira serão traduzidos para o português para ter
efeitos legais no País.
A única exceção é feita com relação ao testamento (1.871 e 1.880). Ora, quem
se quer obrigar à utilização da obra naqueles termos? Nacionais ou
estrangeiros?

2 - Uma licença de uso ou uma cessão de direitos de uma obra intelectual
redigida com base no COPYRIGHT não pode ser simplesmente traduzida para que
se encaixe em nosso ordenamento jurídico civilista (DIREITOS DO AUTOR X
COPYRIGHT). Muitas disposições seriam simplesmente inócuas e outras teriam
uma força ainda maior por serem potencializadas por prescrições específicas
de nossa LEI de direitos autorais. Os direitos morais, por exemplo.

3 - O próprio item c transcrito abaixo também seria uma disposição inócua,
vide artigo 5º, Inciso XXXVI de nossa Carta Magna, e também Art 6º da antiga
lei 4.657/42.