aifia-pt - Re: [AI] Novo Design do Facebook

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Gouvêa <edug.desenho AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Novo Design do Facebook
  • Date: Wed, 12 Mar 2014 10:22:46 -0300

A minha mudou ontem. E a primeira coisa que reparei é que o layout parece sim mais simples, mas não apenas no mode de pensar clean.

Parece que tem menos estilos nas fontes dos conteúdos. As fontes parecem todas da mesma cor e tamanho.
Isso me incomodou um pouco, parece que não existe uma hierarquia na organização dos textos.
O peso de links nas laterais competem com links nos posts.

E até mesmo o grid parece ter deixado todos os elementos muito próximos, como se o layout apertasse o conteúdo.
Obviamente pode ser apenas aquela sensação de mudança repentina.

Em relação ao topo, eu gostei, mas mudar a localização de feeds importantes e essenciais como "Mensagens" e "Notificações" também me incomodou. E gostei do item novo "Página Inicial" que mostra quantos posts novos entraram na timeline.

Vou continuar fuçando essas mudanças e dividir minhas impressões com o grupo.

Forte abraço.

Já repararam na mudança de layout do Facebook?

Retiraram várias linhas e deram mais espaço entre os elementos o que deixou mais limpo. Deram uma organizada também na barra superior com destaque para a caixa de busca, devem ter feito isto para valorizar a Graph Search (não sei já está em funcionando no Brasil). E na página de mensagens.

Ainda há várias pontos que precisam de atenção, principalmente a quantidade de elemento na tela que na minha opinião é exagerado.

Não sou muito fan do Facebook acho a navegação e layout ruins e há muita coisa escondida que dificulta o usuário. Acredito que um dos motivos disto seja o rápido crescimento de usuários e funcionalidades em tão pouco tempo. Agora gostei destas mudanças para mim é uma prova que estão correndo atrás para melhorar e imagino que venha mais coisas por ai.

Abs

--
Peterson Ramos
+ 55 21 8143 4329