aifia-pt - [AI] Resultado da pesquisa sobre as principais funcionalidades do Gmail

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Resultado da pesquisa sobre as principais funcionalidades do Gmail
  • Date: Thu, 4 Apr 2013 11:40:49 -0300

Pessoas,

Publiquei na comunidade no Facebook mas esqueci de publicar aqui na lista o resultado da pesquisa que fiz sobre as principais funcionalidades do Gmail para compor as tarefas do testes de usabilidade da minha dissertação de mestrado. Vamos lá...

O questionário ficou ativo por 15 dias de março de 2013 e 44 pessoas responderam a pesquisa:

. 52,3% não possuem tablet e foram descartados
. 36,4% possuem tablet iPad e acessam o Gmail
. 11,3% possuem tablet Android e acessam o Gmail (foram descartados por não ser o foco da pesquisa)

Dos que possuem iPad, as principais funcionalidades são:

. 100% enviam e recebem emails
. 34% usam Google Docs
. 29% usam a busca
. 28% usam Google Talk
. 18% usam a opção marcar e desmarcar mensagem como não lida
. 14% usam os contatos
. 7% usam os favoritos (star)
. 5% utilizam a ação undo

Algumas características quanto ao uso foram analisadas:

. 93,7% usam em casa conectados ao wifi doméstico
. 87,5% usam o Gmail há mais de 5 anos
. 87,5% usam o iPad mais de 3x por semana
. Metade usa o Gmail App baixado da Apple Store
. 31,2% conectam o iPad também no trabalho
. Apenas 2 usuários usam o Gmail via web no iPad
. Apenas 1 usuário acima de 60 anos respondeu a pesquisa
. Apenas 1 usuário usa o 3G

Lembrando que esta pesquisa é parte da minha dissertação e pode ser usada desde que citada a  fonte após a publicação que ocorrerá em Setembro deste ano. Estou vendo se consigo publicar essa pesquisa como relatório técnico a fim de deixá-la registrada o quanto antes para que outras pessoas possam usar.

Agradeço a todos que participaram!

[ ]s
Rafael Xavier

  • [AI] Resultado da pesquisa sobre as principais funcionalidades do Gmail, Rafael Xavier, 04/04/2013