aifia-pt - Re: [AI] RES: Lumis

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Lumis
  • Date: Thu, 15 Sep 2011 20:26:41 -0300

Olha,

Quem compara com joomla e drupal, não tem a meno noção do que é o
Lumis como ferramenta de desenvolvimento.

Trabalhei muito com ele, e é perfeito para a separação entre
apresentação e programação. Acho até hoje uma das melhores ferramentas
que existem no mercado hoje para se construir em cima.

Principalmente pelas questões de performance, segurança,
escalabilidade, confiança e separação dos trabalhos. O que estraga é o
preço salgadíssimo, porém bem mais barata que as outras ferramentas da
categoria.

Ele tinha até pouco tempo atrás muitos gaps de coisas que são tidas
como padrão hoje, como URLS amigáveis e diversas outras coisas para
ser realmente bem utilizada como ferramenta de portal web.

Trabalhei com Lumis junto a CNI, R7, Fundação Banco do Brasil, MTE,
SENAI, entre outros. Sei que Pão de açúcar, Oi, Petrobrás e diversas
outras grande empresas utilizam eles. A ferramenta em si foi altamente
modificada e evoluída pra o projeto do r7, foi o que deu boost nas
caracteríticas dela para de adaptar ao mercado web e não de intranets.

É complicado de entender e tem uma curva de aprendizado meio
complicada para designers, mas pros programadores JAVA, é quase a
mesma coisa que eles já estão acostumados (JSF, JPA, Hibernate, etc)

No entanto é meio escasso bons profissionais na área e as empresas que
desenvolvem em LUMIS são no mínimo um grande lixo. Tenho boas
referências de profissionais se precisar. Eu atuei fortemente em
pré-venda, demonstrações e análise de sistemas para utilização desta
ferramenta

É um investimento caro que tem que ser muito bem pensado como
estratégia corporativa pois envolve boa infra de servidores, bancos de
dados decentes (oracle, db2 e se não tiver "sqlSERVE" etc.)

São questões mais voltadas a TI e desenvolvimento do que AI, ou design
que fazem realmente ser uma ferramenta PORRETA.

se precisar de mais infos, pode me mandar e-mail em PVT pra não floodar a
lista.

Atenciosamente,
Matheus Neves