Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AI] [EBAI] Philip Rhodes fará apresentação sobre Crowd Sourcing no EBAI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

List archive

Chronological Thread  
  • From: EBAI - Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação <mr.postman AT congressoebai.org>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] [EBAI] Philip Rhodes fará apresentação sobre Crowd Sourcing no EBAI
  • Date: Thu, 8 Sep 2011 13:15:24 -0300

Logo do EBAI Philip Rhodes fará apresentação sobre Crowd Sourcing no EBAI

Olá Lista de Discuss,

É com prazer que anunciamos que Philip Rhodes será novamente palestrante convidado do EBAI e fará uma apresentação sobre o uso de comunidades virtuais para gerar e discutir idéias de design.

Crowd Sourcing: Usando as comunidades virtuais para gerar e discutir idéias de design






Resumo

"Nós só temos dois recursos na vantagem competitiva - aprender mais sobre nossos clientes de forma mais rápida que a concorrência e transformar esse aprendizado em ação de forma mais rápida do que a concorrência." (Jack Welch)


A busca distribuída pela solução de problemas vem se tornando uma forma cada vez mais popular de colaboração em projetos, adotada por profissionais situados nas indústrias criativas. Essa estratégia permite que as idéias sejam compartilhadas, as soluções discutidas, conquistando ainda fornecedores/provedores já reconhecidos pela comunidade. No livro, “Crowdsourcing: Why the Power of the Crowd is Driving the Future of Business”, publicado em 2008, o autor Jeff Howe discute o fenômeno e como ele vem modificando, cada vez mais, os negócios:

O Crowdsourcing tem gerado, virtualmente, da noite para o dia, enorme burburinho, entusiasmo e medo. Ele é a aplicação da idéia de código aberto para qualquer área fora do universo do software, tendo uma função desempenhada por pessoas em determinadas organizações, tais como: um relatório feito por jornalistas, pesquisa e desenvolvimento de produtos realizados por cientistas, ou a criação de uma camiseta, por exemplo, e, tudo isso, através de um processo de terceirização aberto e disseminado na Internet. O Crowdsourcing já teve um enorme impacto sobre as grandes corporações, como a Procter & Gamble.”

Na One to One Insight, temos utilizado, ao longo dos anos, os consumidores para ajudar grandes corporações na definição, concepção, e melhoramento de seus produtos e serviços. Ultimamente, estamos intrigados se a idéia do Crowdsourcing poderia ser usada como um meio de trazer os consumidores (como usuários finais de produtos / serviços) para esse processo, fornecendo um mecanismo através do qual eles poderiam diretamente gerar feedback sobre o design e/ou conceito de um produto, bem como produzir novas idéias.

A web social, através do Facebook, Twitter, LinkedIn, e outros, vem oferecendo às marcas canais alternativos para obter feedback sobre produtos e serviços. E, embora esses diálogos sejam fundamentais para apreender o sentimento do consumidor e identificar "influenciadores", são, em grande medida, formas de se discutir e fornecer feedback sobre os produtos / serviços existentes, mais do que um ambiente para geração novas idéias. O exemplo do re-design da logomarca GAP em 2010, e a decisão de reverter para o design “antigo”, tendo por base ruído gerado na mídia social, pode ser citado um caso clássico.

Portanto, a One to One Insight tem buscado criar meios de estabelecer um "espaço" on-line onde indivíduos, previamente convidados, podem se engajar socialmente uns com os outros, bem como trocar idéias e discutir conceitos para novos produtos e serviços e não apenas comentar sobre a sua “satisfação” ou "insatisfação" com produtos e serviços existentes. Temos por objetivo criar uma "Comunidade" onde as idéias possam ser trocadas durante o processo de design, desde as primeiras fases conceituais, através de várias iterações com as versões beta finais.

Com isso em mente, a One to One Insight desenvolveu "Comunidades de Pesquisa", uma ferramenta que combina mídias sociais, como blogs, fóruns, enquetes, dentro de um quadro de investigação, permitindo que métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa sejam implantados e que as opiniões sejam reunidas em um mecanismo ágil e robusto. A One to One Insight já vem utilizando essas comunidades com diversos clientes e, assim, tem tido a oportunidade de aprender muitas lições sobre a melhor forma de utilização desse recurso no mundo real. Nesta apresentação, vamos descrever os recentes projetos da One to One Insight onde as "Comunidades de Investigação" foram utilizadas com o objetivo de apoiar a equipe de design e produto na definição, desenho e melhoramento de seus produtos e serviços.  ​​

Dr. Philip Rhodes
Ph.D. FRSA

Philip Rhodes é Ph.D. em Information Design pela Universidade de Portsmouth. Tem uma longa experiência em pesquisa docência em design e interação home computador a partir de diversas interfaces (web/mobile/tablet). É fluente em português, tendo vivido e trabalhado no Brasil. Antes de integrar a One to One Insight, era proprietário e Diretor de Pesquisa da fhios, uma empresa internacional de Design e Pesquisa da Experiência do Usuário. Foi também Diretor de Arquitetura de Informação da Sapient e Rare Medium. Philip tem considerável experiência em Design da Informação, especialmente, nos setores financeiro e de telecomunicações. Tem ampla publicação e já lecionou em universidades tanto no Reino Unido, quanto no Brasil. Atualmente, é Diretor Administrativo e vice-Presidente Executivo da One to One Insight, empresa integrante da One to One (www.onetooneglobal.com), e é Fellow da Royal Society of the Arts (RSA). prhodes AT onetooneinsight.com

Mais informações no site do EBAI - Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação


Se você não deseja mais receber mais a nossa newsletter, acesse http://www.congressoebai.org/index.php/newsletter?ac=unsubscribe&em1=aifia-pt&em2=lists.ibiblio.org&uk=1f743825906727ca41b09fdc&lang=pt.


Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page