aifia-pt - [AI] #ebai10

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Loureiro <contato AT eduardoloureiro.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] #ebai10
  • Date: Tue, 16 Nov 2010 16:56:22 -0200

Cade os comentários? E ai, o que acharam?

Já que ninguém se pronunciou ainda, uma vez mais, vou começar os trabalhos:

Essas foram as palestras que mais gostei (até pq foram as que vi de cabo a rabo e me não me sinto bem em falar das que não vi ou não vi tudo):

Paixão Coletiva. Uma produto inspirado na Copa do Mundo. Uma nova forma de estruturar as informações por meio de infográficos
Palestrantes: Melina da Silva Alves (FIT), Tássia Spinelli (FIT), Luciana Alencar (FIT), Marco Moreira (FIT)

Será que já teve outra apresentação de projeto pessoal no EBAI? Não estou lembrando agora. Além do projeto estar todo muito bem amarrado a fundamentado, pra mim esse é o ponto alto, apresentar um projeto próprio. Acho que agente devia pensar um pouco fora da esfera dos lugares que trabalhamos e estudamos. Projetos próprios = vontade própria!

Reflexões sobre Diversidade Cultural no Design de Interfaces
Palestrantes: Denise Nunes Pithan (Nuova Comunicação) e Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (USP/ECA)

Gostei pra caramba dessa palestra. A Sueli ficou preocupada com a relevância do seu conteúdo, mas não deveria. O tema é muito interessante. E fala a verdade, que oratória que ela tem. Conseguiu transmitir muito bem um tema estritamente teórico.

Conceitos e características do Design Estratégico como provocações iniciais à Arquitetura de Informação
Palestrantes: Gustavo Daudt Fischer (Unisinos), Luciana Cattony Silva Araújo (Unisinos), João Francisco de Freitas Neto (Facinter)

É muito bom e muito importante esse tipo de discussão mais holística e sistêmica estar presente no EBAI. Se nosso trabalho fosse meramente técnico, não teríamos esse tipo de inquietação de ir mais a fundo nas soluções e no real problema do cliente. Esse tipo de pensamento ajuda a mostrar nossa força.

Arquitetura de Escolha: o arquiteto de informação apoiando a tomada de decisão
Palestrante: Luiz Feliphe Freitas Lavor (Agência Nacional de Saúde Suplementar)

Feliphe ainda mais afiado que o ano passado, muito bom cara! Pena não termos conseguido trocar idéias depois. Incrível a capacidade do Feliphe de relacionar uma teoria muito bem fundamentada com os aspectos práticos do nosso dia a dia de teleiro.

Apresentação do René de Paula Jr.
(palestrante convidado)

Tá certo, o Rene pode não ter sido o exemplo de objetividade na mensagem final, mas pra mim nem precisou. A mensagem estava lá, vamos nos preocupar com o que realmente interessa, pq agente nem precisa ir muito longe pra arrumar problemas pra resolver e todo mundo sabe disso. Só que muita gente se prende aos hypes, que a cada ano triplicam. Muito bacana a palestra, sem falar das histórias.

Levantamento de parâmetros de usabilidade para o público brasileiro em aplicativo para a TV Digital
Palestrante: João Costa (CERTI), Alexandre Lemos (CERTI), Monica Stein (CERTI), Milton Luiz Horn Vieira (UFSC)

Devo confessar, TV Digital é algo que me dava certa preguiça até o momento. Acho que pq no começo dessa história toda o tema era visto com muito romantismo, quase igual ao do second life (preguiça extrema), o que me fez ter esse olhar. Mas a apresentação do João me fez repensar isso, pois foi muito boa! O cara falou com muita propriedade do processo e das limitações. Gostei muito.

Inovação disruptiva em portais corporativo a partir dos usos das taxonomias e sua integração tecnológica com bases de dados legadas, Google Search Appliance e content management system : a experiência do portal Sebrae
Palestrante: Geraldo Magela Souza (UFMG)

Diz ai quem não deu risada com as histórias do figurassa Geraldo Magela? Mais quer saber, vou ser extremo, já que todo mundo twittou só isso, na real isso foi o de menos e é o que menos interessa. O cara fez uma das melhores palestras que já vi em EBAIS. Explicou com muita propriedade os trampos de criação de vocabulário controlado e ontologia. Serviu pra mostrar da onde realmente vem essa coisa toda que chamamos AI e que a interface é na real, a ponta de um sistema muito complexo. E o melhor, a historinha do começo era na verdade a lição do case que ele veio mostrar. Muito bom.

O designer de interação saiu do computador
Palestrantes: Gil Barros (FAU-USP), Carlos Zibel (FAU-USP)

Nem preciso comentar a qualidade das apresentações do Gil. Como o cara consegue se expressar tão bem? Acho incrível como o Gil está sempre antenado com as angustias e acontecimentos atuais. Ano passado era o lance do termo, AI morre, UX vence, etc e tal. E esse ano com a realidade que se aproxima de que não mais projetaremos apenas para computadores. E se alguém ai não está empolgado com isso, está na profissão errada.

Apresentação do Marcelo Eduardo Oliveira – INDT
(palestrante convidado)

Essa foi uma palestra pra entender o contexto do emaranhado de coisas que acontecem em projetos fora da nosso território seguro, o browser. Muito bom pq o Marcelo não se prendeu a mostrar as etapas do processo de design do INDT, o que convenhamos, por si só já seria interessante com a riquíssima metodologia de trabalho que eles construíram por lá (quem ai não queria trampar com uma metodologia de DCU tão completa e amarrada a desenvolvimento ágil e trampar com os desafios e prazos que eles tem?). Ele mostrou desafios, limitações e principalmente, problemas. Pra mim, isso é o mais rico em apresentação de projetos, mostrar o que deu merda. Sério, isso é mais enriquecedor que um milhão de cases perfeitos, que mostram as etapas perfeitamente conduzidas e resultados exemplares. Fechou muito bem a edição 2010 mostrando verdades, inquietações e cutucando - os tempos de zona de conforto hão de ter fim. Que venham!

Abra!

--
Eduardo Loureiro
Experience Designer