Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] usabilidade e navegabilidade em sites de banco

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Daniel Rímoli <drimoli AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] usabilidade e navegabilidade em sites de banco
  • Date: Tue, 9 Nov 2010 11:46:23 -0200

Olha, a minha posição (gestor eBusiness) já esteve vinculada a um departamento de TI em uma multinacional farmaceutica, apesar de minha formação em marketing. A cultura era completamente diferente. 

Qualquer solicitação era sempre contestada com uma simples pergunta: "mas para que vc quer isso?" É colossal a diferença de visão entre TI e negócios. Um deseja apenas manter os serviços no ar e não ter problemas. O outro quer "inventar" diferenciais. 

E isso se reflete sim nos sistemas. A gente tem acesso ao sistema que é entregue ao cliente. Mas alguém já viu sistema para o operador de help desk operar ou um gerente ou caixa? Aí a coisa é pior ainda...

Abs

Daniel Rimoli
www.twitter.com/danielrimoli
msn> danielrimoli AT hotmail.com
skype> drimoli
http://www.linkedin.com/in/danielrimoli
+55 (11) 6974-3816
Digital Project Manager



2010/11/9 Robson Zumkeller <robson.zumk AT gmail.com>
Interessante o que o Alexandre disse. Sou cliente Santander e como também trabalho com AI/UX para uma instituicao financeira, notei claramente esse grande "vale" que separa os dptos de comunicação, tecnologia e usabilidade, e concordo que isso se deve ao tamanho dessas organizações, mas principalmente a sua cultura e hierarquia, que engessa as decisoes estrategicas.
Infelizmente são raras as excessões, onde há uma integração dessas áreas ou pessoas que lideram essas mudanças de paradigma organizacional e de processo. Convivo diariamente com isso, e sei que é uma luta de davi contra golias. Envolve muita negociação, onde as vezes ganhamos e muitas vezes perdemos essa queda de braço.
É triste saber que existe tanta gente boa nesse meio, inclusive conheci esses dias uma delas, do próprio Santander, que não é da área, mas que se fosse contar a historia daria um livro, um caso real de gente que faz de tudo para diminuir essa enorme distancia entre o cliente e a empresa.
Então nos resta contar as pequenas vitórias, pois a coisa vai muito além do conhecimento técnico, e tem tudo a ver com Design de Serviço, que parece não ser mais uma buzzword, acho que veio para ficar, afinal é disso que essas empresas precisam: planejar melhor todos os touchpoints, olhar o serviço como um todo, integrar as áreas, produzir mais valor e parar de fazer remendos.

meus 2 centavos,

abraços,
--
Robson Zumkeller.
@arquitetando


 
Message: 3
Date: Mon, 8 Nov 2010 20:47:17 -0200
From: Alexandre Rocha <alepejota AT gmail.com>
To:  "Arquitetura da Informação (em Português)"
       <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
Cc:  "Arquitetura da Informação (em Português)"
       <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
Subject: Re: [AI] usabilidade e navegabilidade em sites de banco
Message-ID: <4F931E8E-9DAD-4FA0-A58E-DADA141BD25A AT gmail.com" target="_blank">4F931E8E-9DAD-4FA0-A58E-DADA141BD25A AT gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="utf-8"

Boa noite,

Assim como os que disseram ter uma passagem pelo Santander, também tive a oportunidade de trabalhar nessa empresa. Oriundo do Real fiz parte da equipe do Santander por cerca de 2 anos (até meados de junho de 2010)   quando resolvi abandonar o barco por não saber em que direção ele estava rumando. Existia um grande vale entre TI e comunicação, equipe a qual eu pertencia. E tenho algo muito desconfortável para assumir. eu nunca tive conhecimento e nem tão pouco interação com essa equipe de Usabilidade, o que me leva a crer que devido ao tamanho das empresas e falhas de comunicação acabamos vivendo oásis e cada um resolvendo o seu dia a dia.

Trabalhei na equipe de internet e depois focado no Internet Banking desenvolvendo novas funcionalidades e só não sei em que parte do processo a equipe de Usabilidade era envolvida. Todos projetos que fiz eram aprovados pela área cliente e implementados posteriormente sem o crivo de uma equipe de Usabilidade.



 Att,



Alexandre Rocha
Sent from my iPhone

Em 08/11/2010, às 18:15, Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com> escreveu:

> Boa tarde,
>
> Endosso o que a Cris compartilhou. Tive a oportunidade de trabalhar para o Santander (antes e depois da criação da equipe de AI) e afirmo que foi uma das empresas, para as quais trabalhei, que mais levou em consideração os aspectos de facilidade de uso e experiência na interação, antes mesmo dos termos estarem em voga aqui no Brasil.
>
> Vale lembrar que o os sistemas que vemos e usamos são a ponta de um iceberg. Além do que não vemos (como aspectos estratégicos e de planejamento das disciplinas em que somos especialistas) há todo um contexto empresarial que se mostra mais complexo.
>
> Lidar com cultura, prazos, orçamentos, plano estratégico e planejar um sistema levando em consideração estes itens fica menos árduo se o projeto contempla uma fase de imersão, acrescentando assertividade e apontando caminhos para evolução.
>
> Mais forte, mais fraco, mais bonito e mais feio passa a ter menos relevância num contexto ampliado para dar lugar ao que é mais adequado no momento.
>
> Abraços
>
> Fernando Lima
>
>
>



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page