aifia-pt - Re: [AI] O que é perfil tecnográfico social?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Feliphe Lavor <feliphelavor AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc: desinterac <desinterac AT googlegroups.com>
  • Subject: Re: [AI] O que é perfil tecnográfico social?
  • Date: Mon, 13 Sep 2010 07:23:35 -0300

Oi Lia,

Posso estar errado, mas acho que esse foi um conceito desenvolvido
pela Forrester Research, pelo menos com esse nome. Basicamente seria
traçar um perfil "tecnológico" do seu público para ver quais
ferramentas utilizar com ele, qual tipo de relacionamento construir.
Para não sair criando Twitter só porque todo mundo está usando
Twitter, mas sim vendo antes se isso é coerente com seu público. Essa
escada que você linka no seu emails são conceitos que a Forrester usa,
mas existem outras expressões utilizadas também, por outras empresas
de pesquisa. Por exemplo, a Pew lançou um report em abril sobre formas
de utilização de websites governamentais americanos (excelente por
sinal) em que usa as expressões data users, social media users e
online participators. (link pra pesquisa:
http://www.pewinternet.org/Reports/2010/Government-Online.aspx). No
geral acho que é o nível de predisposição à interação de cada público.

A própria Forrester tem uma ferramenta interessante para checar o
perfil tecnográfico do seu público, antes de lançar alguma ferramenta
tecnológica: http://www.forrester.com/empowered/tool_consumer.html .
Pena que não tem Brasil, mas é legal mesmo assim.

Espero que ajude.

Abraços,
Feliphe