aifia-pt - Re: [AI] Meu Review - Ergodesign e Arquitetura da Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Luiz Agner <luizagner AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Meu Review - Ergodesign e Arquitetura da Informação
  • Date: Mon, 23 Aug 2010 13:02:33 -0300

Flavio,

Obrigado pelo seu review publicado aqui na lista e pelos elogios espontâneos e os seus comentários positivos!!! Isto certamente me estimula muito a continuar escrevendo e (quem sabe) a publicar outros livros, futuramente!
Giorgia e Danilo, agradeço a vocês pelo mesmo motivo...

Realmente, este livro teve exatamente esta intenção, quando foi publicado: servir como uma porta de entrada leve e agradável ao mundo teórico da arquitetura de informação e usabilidade, mundo este repleto de metodologias e citações (muitas vezes áridas) de autores estrangeiros.

O livro surgiu a partir de uma constatação que eu fiz observando os meus alunos de design aqui do Rio de Janeiro: percebi que eles consideravam qualquer conversa que envolvesse ergonomia, usabilidade, etc. extremamente chata, e viam esses temas como um cerceamento a sua criatividade artística. Na ocasião, fui verificar como eram redigidos a maior parte dos textos acadêmicos de teses e dissertações e não pude deixar de concordar com eles! Realmente, eram chatos, às vezes mal redigidos, duros, e contaminados com um certo "ranço" estilístico.

Além disso, verifiquei que os textos originais dos próprios papas da AI e da usabilidade, como Morville, Krug e Nielsen, eram, não raras vezes, bastantes leves e poucos sizudos. Daí, quis partir para algo diametralmente oposto, que gerasse interesse, curiosidade nos alunos e motivação pela matéria, considerando o meu público alvo específico.

Felizmente, penso que hoje em dia esta fase terminou, e que grande parte dos estudantes já chegam bastante sensíveis à importância da abordagem científica ao design de interfaces e de interação, não encarando mais esta abordagem como uma limitação ou caretice, mas como uma aliada importante no seu processo criativo e na própria valorização da atuação profissional do designer.

Abraços!

Agner

Luiz Agner

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE
UniverCidade  -  Escola de Desenho Industrial

Blog:  http://www.agner.com.br

Conheça o livro:
"Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário"
Ed. Quartet, 2006  -  ISBN: 858569680X
Disponível nos sites das livrarias: Museu da República, Saraiva,
Submarino, Ed. Quartet, 2AB e Cultura
http://www.univercidade.br/iav/professores_agner.htm