aifia-pt - Re: [AI] Resultados da Pesquisa - IxD

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Feliphe Lavor <feliphelavor AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Resultados da Pesquisa - IxD
  • Date: Thu, 1 Apr 2010 10:06:12 -0300

Eu também achei confuso e até irresponsável. A amostra estudada é
estatisticamente significativa? Qual a margem de erro? Porque pelo que
entendi apenas 35 Arquitetos de Informação "sênior ou pleno"
responderam.

Digo que é irresponsável porque não somo apenas os profissionais que
consultarão esse tipo de pesquisa, mas também o próprio mercado
empregador. Um resultado desses, se atingido ou informado de maneira
equivocada, pode trazer impactos como redução da média salarial. Por
exemplo: uma agência contratando arquiteto de informação "pleno ou
sênior" pela primeira vez talvez vá considerar R$6.000,00 como teto da
oferta salarial após ler esse resultado. O que, pelo pouco que conheço
do mercado, é falso.

Louvável a idéia de mapear o mercado, mas se feito de forma leviana
pode ter diversas consequências indesejáveis, inclusive prejudicando
as pessoas que de boa vontade de disponibilizaram para responder a
pesquisa.

Feliphe