aifia-pt - Re: [AI] dúvida com numeração de sitemaps

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Andressa Curvelo <andressacdasilva AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] dúvida com numeração de sitemaps
  • Date: Fri, 26 Mar 2010 16:20:58 -0300

Muito obrigado pelas opiniões, gente. Vocês ajudaram bastante!

Beijos

2010/3/26 Rodrigo Quaresma <rodrigoquaresma AT gmail.com>
Desculpe pessoal, mas acabei enviando o email sem querer antes de
finalizar, por favor, desconsiderem o anterior. :-/

Andressa, eu acho importante separar o que é um item agrupador e que
realmente é tela.

O modelo de numeração deve ajudar não somente a hierarquia, mas
principalmente o agrupamento de telas relacionadas.

Exemplo: imagine o site de um jornal.
Você tem a seções "Notícias" e "Esportes".
Na home do jornal, você tem a entrada para as duas seções.
Na home de esportes, você tem as entradas para cada esporte coberto
pelo jornal (Ex.: futebol).
Na home de futebol, você encontra a entrada para a lista de tabelas
dos campeonatos de futebol.
E finalmente você tem a tabela do brasileirão 2010.

Então como é possível organizar a numeração sem criar números tão
extensos quanto 1.1.1.1.1.2?

Primeiro acho importante entender uma questão: a home do jornal é
realmente superior hierarquicamente à home de esportes? Talvez não
seja, já que a home do jornal se parece mais com um agrupador de
conteúdos que o jornal cobre.
E os assuntos que o jornal cobre, tais como esportes, também podem ser
agrupadores tais como a home do jornal (ex: a home de esportes agrupa
os esportes cobertos pelo jornal).

Nesse caso, eu colocaria a seguinte numeração:

1 - home, 2 - esportes, 3 - notícias, etc

Mas e a home de futebol? Sabendo que o número 2 pertence a esportes,
quando você encontrar o número 2.1.4, fica fácil entender de onde vem
esta tela.

Mas imagine uma popup de cometários que não está no segundo nível
(abaixo da home), mas se repete em diversas seções e em diferentes
níveis.

Exemplo:

> Esportes
> Futebol
> Notícias
> Notícia
> Comentar
= 6 níveis

> Notícias
> Economia
> Notícia
> Comentar
= 5 níveis

Não é interessante replicar a mesma tela com números tão diferentes.
Então usaria o próximo número para colocar nesse item "12 - Comentar"
Nesse caso, mesmo que pela hierarquia o número não reflita o nível,
agrupar as telas que fazem parte do conjunto sobre "12 - Comentar" é
mais importante que sinalizar o nível onde elas se encontram. Talvez
em outro mapa focado na hierarquia das telas isso seja mais
importante.

Espero ter ajudado Andressa, pois também fico com várias dúvidas
sempre que construo a numerar o mapa e acho que a na lista vai ser
muito bom escutar diversas experiências, já que não existe um meio
certo e/ou errado. Na minha opinião, o mais importante ainda é que os
envolvidos no projeto consigam enxergar da mesma forma.

--
Rodrigo Quaresma
www.aprocuradodesign.com