aifia-pt - Re: [AI] Facebook patenteia News Feed

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gino Rodrigues <ginorodrigues AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Facebook patenteia News Feed
  • Date: Fri, 26 Mar 2010 11:37:11 -0300

Imagina se o G1 tivesse patenteado seu famoso uso de cores para
diferenciação global de assuntos. O que seriam dos inúmeros portais
que seguiram esta mesma prática? É por aí meu questionamento: padrão
de design é coisa que se patenteie?

Se essa prática se estabelecer, em pouco tempo os padrões de design,
criados para acumular conhecimento e boas práticas, vão virar itens
num cardápio com preços salgados.

Depois até parei pra pensar, o Facebook pode estar querendo proteger
uma importante ferarmenta de negócios: o que seria por exemplo do
Farmville sem o newsfeed? Mesmo assim, eu detestaria ficar sem os
updates do LinkedIn.

E concordo contigo Vanderlei, quanto mais aberto é o sistema (caso
extremo das redes sociais), mais perigo de infringir direitos alheios.
Tanto que no caso que você citou, eu até concordo que foi mesmo uma
brecha de privacidade: "(...) Facebook's Beacon program that published
what users were buying.". Realmente, isso não foi nada legal ... já o
Google (the father) anda se saindo mais confiável no quesito
privacidade.