aifia-pt - Re: [AI] Quais conhecimento técnicos são importantes para um AI?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Alethea Carlini <aletheacarlini AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Quais conhecimento técnicos são importantes para um AI?
  • Date: Tue, 23 Mar 2010 12:17:18 -0300

Felipe,
na verdade eu separei os termos pq, quando tento explicar o que faço (como qdo fiz entrevistas para empresas de usabilidade e agencias) as pessoas confundem ou não conseguem visualizar. E tb (acho) que como não conheço a fundo o trabalho de AI/UX, fico meio ressabiada em escrever alguma besteira...

Se for ver a fundo, ambas têm muuuuuito em comum, já que têm um negócio e processo por  trás, precisam de levantamento, definições e documentação, muitos precisam também de banco de dados, etc.
Acho que a diferença acaba ficando mesmo no objetivo e público-alvo, não?

Na área que atuo hj, o tópico q mais se aproxima do trabalho de um AI é a usabilidade mesmo... Pq, comparando a um projeto de um portal comparativo que eu participei (e onde eu levantave e definia as funcionalidades que deveriam existir), nos projetos de sistemas não existe (pelo menos claramente) o trabalho de taxonomia, testes de usabilidade, práticas de card-sorting, etc. Tudo fica muito focado em traduzir a negócio do usuário em um sistema.

Eu quis levantar a discussão (e acredite, faz meses que queria fazer isso, mas faltava um pouco de "coragem", pq me sinto Jr. aqui) pq preciso/quero entender se existem (que acredito que sim) e quais as diferenças entre as áreas e perfis, já que tenho muita vontade de trabalhar com AI (e aí minha dificuldade em separar as "definições" do que eu faço e gostaria de fazer).

Desculpem se eu não consegui me expressar ou mesmo tiver escrito uma bobagem, mas acho que é mais produtivo conversar com atua na área - nos materiais que existem não encontrei nada exato sobre o perfil...

De qqer forma, agradeço muito, discussões como essa agregam conhecimento sempre.

Obrigada,

Alethea