aifia-pt - Re: [AI] Estudo sobre Arquitetura da Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Feliphe Lavor <feliphelavor AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Estudo sobre Arquitetura da Informação
  • Date: Sun, 21 Mar 2010 23:35:00 -0200

Tem rolado umas discussões interessantes na lista, como essa de AI com
métodos ágeis e a questão de usabilidade e estética. Agora essa
questão de "somos arquitetos de informação?", "somos designers de
experiência?" etc é uma recorrente. Será que outras áreas são tão
auto-referentes também ou a gente que fica mais nessa questão? Às
vezes fico impressionado com a quantidade de palestras, artigos, posts
e discussões sobre esse mesmo tópico.

Na wikipedia tem uma imagem legal do Ouroboros, o dragão que morde a
própria cauda, explicando o que seria auto-referencia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autorrefer%C3%AAncia.

Às vezes sinto que ficamos um pouco assim, e me pergunto se é
produtivo. Por exemplo, quando estavam discutindo sobre estética e
usabilidade comecei a pensar no meu trabalho, que realmente em alguns
projetos o aspecto visual ajuda mais no sucesso, mas em outras
situações tenho que focar no que é mais prático em detrimento do que é
mais bonito. Enfim, me fez pensar no que estou produzindo. Agora tenho
a impressão que a discussão "se sou designer de interação ou arquiteto
de informação" no fundo no fundo não tem muito impacto no meu
dia-a-dia de trabalho.

Sei lá, estou divagando :)