aifia-pt - [AI] Questionário - nível de habilidade de usuários - existe?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Thiago Barcelos <tsbarcelos AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Questionário - nível de habilidade de usuários - existe?
  • Date: Tue, 23 Feb 2010 17:20:42 -0300

Olá pessoal,

Tenho acompanhado alguns papos muito bons na lista, e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Estamos avaliando uma ferramenta de busca em um projeto do Instituto Federal de São Paulo e queremos avaliar o nível de conhecimento prévio dos usuários que participarão de um teste de usabilidade com a ferramenta. Com "nível de conhecimento", quero dizer: experiência com computadores em si, com navegação na Web, com ferramentas de busca (como Google), etc.

Temos condição de definir cada uma dessas perguntas via questionário tranquilamente, mas a questão é: alguém conhece ou usa algum "questionário-padrão" para levantamento de tais habilidades? (Alguns preferem chamar de "nível de letramento digital", ou coisa do gênero) Conhecem algum trabalho de referência na área?

Desde já, obrigado!

[]'s Thiago