aifia-pt - Re: [AI] Novo Msn.com

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Novo Msn.com
  • Date: Mon, 9 Nov 2009 15:08:25 -0200

Fala aí, pessoal! Seguem as minhas primeiras impressões sobre o novo MSN.

Eles utilizam claramente um sistema híbrido de esquemas de organização do conteúdo. Na barra de navegação principal, o conteúdo está organizado em tópicos, mas pouco abaixo, em uma segunda navegação, esta divisão não fica tão clara (pelo menos em relação aos "nomes" dos links.
Além disso, eles utilizam vários sistemas de busca (exageradamente, na minha opinião). Ainda que as buscas estejam contextualizadas, em sua maioria, existe uma repetição tanto no topo quanto na parte de baixo do portal. Esta ambiguidade pode deixar os usuários meio perdidos. Mesmo nos sistemas de busca contextualizados, não acho que esteja claro o suficiente para atender à demanda daqueles que não são "heavy users".

Existe a utilização de uma paleta de cores "alegres", por assim dizer, o que condiz com a identidade sustentada pelo MSN e a separação de conteúdos por padrões de cores tem mesmo se mostrado uma tendência que dá certo. O layout é bem clean, suave, com zonas de respiro adequadas, no meu entender. Ainda não parei para fazer uma análise mais profunda, até porque não me sinto muito à vontade para "julgar" o trabalho alheio.

O que me parece é que o trabalho de AI deve trazer alguma novidade que talvez tenhamos deixado passar, pois o volume de conteúdo disponível certamente é muito grande e o desafio de organizar este conteúdo de forma coerente, prática e de fácil acesso certamente não é fácil. O que eu gostei é que não existe muita profundidade na navegação, não enxerguei muitos níveis, e isto pode demonstrar uma preocupação com o possível (e provável) aumento de conteúdo no futuro, fato que facilitaria a bsorção deste novo material sem ter de modificar a hierarquia.

Acredito que seja mais ou menos isso...

[]'s a todos,

Renato Monteiro