aifia-pt - Re: [AI] QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA EM ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Andre Valerio <avvalerio AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA EM ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
  • Date: Thu, 29 Oct 2009 08:06:34 -0700 (PDT)

Muito obrigado Rafael

Abs!

André

De: Rafael Marinho <rafaelmarinho71 AT gmail.com>
Para: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
Data: Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009, 11:28

QUESTIONÁRIO

  1. Qual a sua formação?

R: Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia

  1. Como conheceu a Arquitetura da Informação?

R: Através da Arquiteta de Informação (e também bibliotecária) Katyusha Souza em seu blog Abrindo Espaço (http://katyushasouza.blogspot.com

  1. Como começou a trabalhar com a Arquitetura da Informação?

R: Recebi a oferta da vaga pela comunidade de Arquitetura de Informação no Orkut, isso mesmo, no Orkut, foi graças a ele que estou no meu atual emprego

  1. Como adquiriu os conhecimentos necessários para atuar na área?

R: Através de MUITA leitura, e enquanto estava na faculdade procurei direcionar o curso de Biblioteconomia para a área de web, sempre leio blogs da área e é indispensável a leitura do Livro do Urso Polar

  1. Quais os conhecimentos necessários ao arquiteto da informação?

R: Depende, tem arquitetos que focam mais em conteúdo (geralmente jornalistas), também os que focam em estrutura e vocabulário controlado e taxonomia (bibliotecários em sua maioria) os que focam em interface e interação (designers) ou tudo isso junto a depender dos clientes para quem trabalham, no geral essa é a maior dificuldade da AI, definir o que faz ou pode fazer o profissional, eu recomendo a estudar muito para ter conhecimento geral e escolher um ponto mais específico e se especializar

  1. Quais os conhecimentos adquiridos na Biblioteconomia que o tornaram capaz de atuar na área da Arquitetura da Informação?

R: Sou suspeito pra falar, pra mim todos foram importantes, eu sou bibliotecário documentalista, mas, taxonomia e editoração foram bem importantes

  1. Quais as experiências já vividas na área da Arquitetura da Informação?

R: Trabalho numa agência de Salvador-Ba e participo de projetos de grandes empresas, faço o desenho de fluxos de navegação, wireframes de alta-fidelidade e todo processo geralmente é documentado em matrizes de componentes, matrizes de conteúdo etc

  1. Existe algum bibliotecário com o qual trabalhe junto nesse setor?

R: Eu, mim e nós dois

  1. Que caminhos devem os graduandos em Biblioteconomia tomar, no tocante à formação, que os tornem aptos a atuarem como arquitetos da informção?

R: Ser heavy user de internet, gostar de pesquisar e procurar direcionar o curso de graduação para este fim, não sei como é o curso de Biblioteconomia mas o que eu fiz não focou nada ou quase nada de web, no geral os cursos são tradicionalistas embora os conhecimentos adquiridos em Taxonomia, Indexação e Representação Descritiva são e devem ser  perfeitamente aplicáveis na web. A regra é estudar, estudar e estudar, não tem segredo, procure listas de discussões, twitters de profissionais, perfis e comunidades no Orkut e no Facebook, interaja pelo Linkein e encontre profissionais e troque informações e conhecimentos. Resumindo estude e use e abuse das redes sociais

--
Rafael Marinho
Arquiteto de Informação

Celular:     + 55 71 8866-7376