aifia-pt - Re: [AI] Concurso CETESB - Analista de T.I. (Designer Gráfico)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Concurso CETESB - Analista de T.I. (Designer Gráfico)
  • Date: Thu, 29 Oct 2009 11:24:08 -0200

Olá, pessoal,

acho que o problema passa pelo completo desconhecimento geral sobre o que é ser designer. Quem aqui (dentre os designers) nunca passou pelo constrangimento de ter um cliente dizendo que prefere o vermelho ao verde que você utilizou em determinada área do seu trabalho apenas porque o acha "mais adequado" ou "mais bonito"?

Esperar que o designer seja também desenvolvedor é exatamente isto, ignorar o trabalho do cara. Para a maioria, o nosso trabalho se resume a "deixar bonitinho" e, por conta disto, acreditam que todo o desenvolvimento é meramente subjetivo, como uma forma de expressão do "artista". Assim, exigir que se tenha conhecimentos pertinentes a outras áreas passa a ser algo natural.

O profissional da web, especificamente, deve entender como todo o processo funciona e ter uma certa familiaridade com o léxico da área, pois comunicação entre as partes é fator fundamental para o sucesso. No entanto, englobar tantas "especialidades" é um risco grande à qualidade final do produto pois dificilmente uma única pessoa será capaz de saber o suficiente em cada segmento.

Talvez este tipo de situação sirva para que a classe se una em prol da profissão e do conhecimento geral em torno da mesma. É nosso papel e, convenhamos, somos os mais interessados nisto, desanuviar as percepções em torno da nossa profissão e levantar questões relativas à metodologia de desenvolvimento, conceitos, fatores psicológicos, enfim, explicar claramente os "porquês" das escolhas que assumimos quando desenvolvemos um novo projeto. Apenas desta forma, um passo de cada vez e todos juntos num só objetivo, poderemos evitar que "aberrações" como a exposta acima não mais aconteçam.

[]'s

Renato Monteiro