aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 297, assunto 4

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fábio Eduardo <fabio.toneto AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 297, assunto 4
  • Date: Mon, 5 Oct 2009 11:42:27 -0300

Pensando no profissional que o mercado hoje exige, um Designer que saiba programar seria diferencial. Porém, não acredito que isso deva ser obrigatório. Costumo dizer que o Designer é um artista e não necessariamente o artista precisa fabricar sua prórpia tela.

Penso que a empresa que queira um Designer Programador, não quer se especializar no meio, pois quando se tem um projeto para executar, precisa-se seguir fase a fase e não "atropelar" nada. Quando uma empresa permite um Designer programar, ela estará encurtando o projeto de forma a prejudicá-lo. Além de não ter o melhor de um Designer e o melhor de um Programador, sobrecarregará o recurso, correndo o risco de não conseguir entregar o projeto (famoso barato que sai caro).

Acredito que as profissões devam ser delimitadas, cada um deve se especializar naquilo que se sente bem em atuar. Dentro de um projeto on-line, temos diversas fases: gestão do projeto, desenvolvimento e implementação. Dentro do desenvolvimento, antes de um Site entrar no ar, são feitos Wireframes, depois é feita sua Arquitetura, em seguida o Designer (artista) faz a arte, um profissional de HTML tranforma esse design em marcação e só então o programador começa a mexer nos códigos de forma a fazer as funcionalidades da nova plataforma.

Olha quantos processos... e não estão listados todos! Aqui no iG, como somos especializados nesse tipo de atividade, isso se faz necessário. A multiatividade é importante, mas a especialização é que garante o profissional. Eu, por exemplo, sou um profissional de gestão, controlo as filas de manutenção dos sistemas. Eu preciso conhecer outras coisas além da gestão? Claro! Mas preciso me especializa nela, para cumprir bem meu papel. Se tiver que analisar, fazer a especificação, desenvolver e subir um produção, nunca conseguirei fazer uma boa gestão.

Esses novos cursos do Bruno Ãvila, são legais. Quem quiser se fixar no mercado de trabalho ou mudar de área, ele fazx bem essa ponte. Mas são para quem não quer ser um Designer.

Fábio Eduardo Toneto Nunes
São Caetano do Sul
(11) 8050-0615
(11) 9901-7666