aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 296, assunto 9

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Frederico <fredcutty AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 296, assunto 9
  • Date: Mon, 28 Sep 2009 16:10:54 -0300

Pessoal

Estou acompanhando as discussões sobre o R7, G1, etc... e percebo que além dessa onda de "copiar" o básico de outros portais (inclusive concorrentes) e alterar pequenas coisas é comum.

Observei outro caso que me chamou atenção, usar o "wireframe" da rede ning.com para portais, agências e intranets, notem que não há a preocupação nem de ao menos disfarçar os itens no alto "Cadastre-se e o Acessar". Tudo bem que seja uma tendência que redes sociais sejam comuns em diversos ambientes e para N ocasiões, mas ao menos poderiam inovar nas interfaces e criar novos modelos demonstrando criatividade.

Dois portais que marcaram minha memória com as características que citei são http://seja.a2c.com.br/ e http://www.empreendedorprime.com.br/, já vi outros mas não lembro agora.

Acho que apesar de tanta gente boa estudando UX e AI e fazendo acontecer ainda existe a adoção do modelo top down de criação de portais o que dificulta a criação.

Neste caso do R7, deve ter acontecido o seguinte: o chefe do projeto disse: Quero algo assim (G1 entre outros) e pra ontem! Deixando poucas saídas para quem estava desenvolvendo o portal, posso estar errado....

Abraços

Frederico
@cutty_