aifia-pt - Re: [AI] Profissional de Arquitetura de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Profissional de Arquitetura de Informação
  • Date: Fri, 22 May 2009 11:46:51 -0300

Oi Fabio,

Só um adendo... =o]  Pelo que lembro da minha faculdade (Desenho Industrial, especialização em Projeto de Produto), o caminhão da foto é um mockup ou modelo volumétrico de baixa fidelidade em escala reduzida. O protótipo, no caso de produtos tridimensionais (especialmente automóveis), teria as dimensões reais do produto final e muitas vezes têm funcionamento próximo do modelo de produção. Mas acredito que o termo prototipagem abranja estes dois conceitos.

De qualquer forma a analogia é ótima para explicação.

Eu tenho o costume de prototipar os wireframes que produzo no Axure. Já não consigo fazer de outro jeito porque me ajuda na concepção das telas, já que eu mesmo as utilizo me colocando no lugar do usuário final. Deste jeito, posso até testar, rapidamente, esquemas de interação com meus colegas de trabalho se o escopo do projeto não prevê testes formais de usabilidade. Quando utilizava o Visio, as produtividade ficava comprometida se a prototipação fosse necessária e muitas vezes não era feita.

Abraços cordiais.
--
Fernando Lima
Experiência do Usuário