aifia-pt - Re: [AI] Nielsen morreu?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Nielsen morreu?
  • Date: Wed, 20 May 2009 14:28:27 -0300

Charlley,

A inventividade humana não estaria sempre além da tecnologia?

[]´s

2009/5/20 charlley luz <charlleyluz AT gmail.com>
Carlos, pois é cara
achei que esta era uma lista de discussão e levantei temas para
discussão em meu artigo. Se não for uma lista de discussão para o que
serve? divulgar cursos e eventos? me avisa tá que tenho outras
comunidades que discutem sem problemas.

Grezca
voce foi radical no sentido correto da palavra: foi à raiz da questão
e mostrou entendimento ao que se apresentou.

Sobre suas questões:
RG> Confesso que nao entendi a diferença que vc propoe entre
experiencia e vivencia no 7o e 8o paragrafos:
CL> considero experiência o fato do usuario conviver com algo
artificial que foi criado para facilitar seu relacionamento com a
interface e vivência tem relação direta com a avaterização e a
meta-universalização das interfaces. A palavra-chave aqui é multiverso
ou meta-universo.

RG> Tambem nao fiquei muito certo a respeito do conceito de ambiente
relacional. Me deu a impressao de que voce fala dos ambientes de
imersao da decada de 90 que nunca decolaram.
CL> são ambientes onde a relação com o usuário vai além de um clique e
envolve sim outras sensações mas que hoje tambem podemos ver na 2.0
por exemplo, aqui tem um texto muito legal que aprofunda esta visao
www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf

RG> Quando vc fala de limitacoes tecnologicas eu fico com a impressao
de que vc espera pelos dispositivos capazes de produzir aromas,
desestabilizar o ouvido interno para produzir sensacao de movimento,
etc. Pode falar mais a respeito?

CL> Cara, em 1992 escrevi um artigo que na epoca foi muito legal
chamava-se O chip do Cheiro. Acredito que estes recursos possam com
certeza trabalhar com as sensações dos usuários e ampliar sua vivencia
na relação com o ambiente digital, mas no texto estava me referindo
muito mais ao nosso parque tecnologico mesmo, aos limites travados
pela tecnologia como processadores limitantes (ainda) ou até
monitores. Acho que a inventividade humana está sempre aquem da
tecnologia, voce nao acha?

Em suma, não é futurologia mas sim o interesse em imaginar
macrotendecias para que nao sejamos apanhados pelo futro próximo.

[]s respeitosos

charlley

Fernando Lima
Experiência do Usuário