aifia-pt - Re: [AI] Sobre os CMS do mercado

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fabiano Figueiredo <fabianosfigueiredo AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre os CMS do mercado
  • Date: Wed, 22 Apr 2009 21:45:06 -0300

Tudo varia bastante.

Quem sabe se deverá começar um CMS do zero será o projeto dele. Porém concordo com o Rafael e não recomendo começar do zero.

Dê uma pesquisada neste link (mais atualizado que o cmsmatrix):
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_content_management_systems

Tem sistemas pagos e gratuitos, caros e baratos. Robustos e simples. Com uma curva de aprendizagem fácil ou não.

O que você tem que fazer mesmo é fingir que CMS não existe e tentar definir tudo o que seu site vai ter. Aí é correr atrás de um sistema de gerenciamento de conteúdo que satisfaça seus pré-requisitos. (não sei se já fez isso. ;) )

No caso do joomla e do wordpress que são os que mais estou acostumado, EU, consigo fazer com que desenvolvedores aprendam muito rápido o caminho das pedras. Montar templates e administrar componentes ou plugins é bem tranquilo. Mas isso se seu site não for uma coisa tããão 'parruda'.

Assim como o exemplo do Rafael para um site do governo em wordpress, http://www.cultura.gov.br/site, também temos em joomla, http://portal.mec.gov.br/index.php.

Desejo um ótimo trabalho pois escolher isso é trabalhoso, mas traz um belo de um conhecimento.

Abraço.

Fabiano S. Figueiredo