aifia-pt - Re: [AI] Interessados em curso superior de curta duração em Web Designer - Bsb

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Flávio Araújo <flaviowd AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Interessados em curso superior de curta duração em Web Designer - Bsb
  • Date: Thu, 16 Apr 2009 12:36:53 -0300

Pessoal, boa tarde.

Apenas atentem-se para um pequeno detalhe, porém muito importante.

Cuidado com os cursos de Tecnologia. Sim eu mesmo faço um na FATEC aqui em São José dos Campos, mas um dos pontos importantes é:

Analise a grade curricular dos cursos de tecnologia e analise também a carga horária do curso.

Alguns cursos de tecnologia possuem apenas a carga horária mínima exigida pelo MEC para se graduar como Tecnólogo.

Em muitos casos, eles enchem linguiça da carga horária com coisas do tipo Projeto Integrador, Ensino a Distancia, e bla bla bla só para somar carga horária.

Outro ponto é que, esta combinação de carga horária e disciplinas da grade currícular permite que o aluno possa dar continuidade nos estudos fazendo apenas uma pós/especialização, não dando direito a um Mestrado ou Doutorado.

Estas são algums dicas, fortemente difundidas pelo Centro Paula Souza e pelos Diretores da FATEC´s.

E muitas das instituições particulares fazem a maior propaganda que depois do curso de tecnologia você poderá ingressar num mestrado ou doutorado tranquilamente, o que sabems que não é verdade.

Ai e digo isso pois quando fui escolher um curso, eu fui em toda as faculdades daqui de SJC que possuem cursos de tecnologia e em todos os casos a resposta foi a mesma: "Sim, poderá cursar um mestrado ou doutorado tranquilamente..."

E claro, depois de ter cursado e pagado as mensalidades todas, "azar o seu neh" rs

Então, fica aí a dica.

Abraços

Flávio Araújo
Informática - FATEC-SJC