aifia-pt - [AI] Globo.com so para brasileiros

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Paola Sales <paolasales AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Globo.com so para brasileiros
  • Date: Wed, 8 Apr 2009 12:56:55 +0200

Oies…

momento “revolta”… fiz um post no meu blog (http://paolasales.com/2009/04/08/globocom-so-para-brasileiros/) e compartilho com vcs aqui....

hoje cedo tentei acessar o site da Globo.com e… nada! Achei estranho, tentei de casa, tentei daqui do trabalho, e nada! Cheguei até a pensar que tinha acontecido algum problema por lá e tentei pesquisar alguma coisa na web.

Não consegui encontrar a resposta, mas uma dica muito forte… um dos links dos resultados de pesquisa era um post do blog do Vinícius Braga sobre o bloqueio feito pelo Yahoo no ano passado.

Aí… plim! Veio a ideia… pedi pro Gu (que está no Rio, tinha caído da cama e estava acordado cedinho… hehehe) pra tentar acesar o site da Globo.com… e ele conseguiu! Também pedi pra alguns amigos que não estão no Brasil e… nada!

É… rolou um bloqueio internacional de TODO o conteúdo. Eu já tinha visto isso em alguns sites, mas com os vídeos, por causa do direito de transmissão e tal. E, mesmo nesse caso, tinha uma mensagem falando que aquele conteúdo estava restrito para acessos brasileiros.

Hoje… literalmente NADA! Nenhuma mensagem, nenhuma satisfação… niente! Não sei se é definitivo, mas não consegui ficar calada sem fazer esse meu pequeno desabafo…

Zilhões de brasileiros que moram fora do país acessam o site, e eles até “usam” isso com o VC Repórter quando alguma coisa acontece… aliás, se eu não me engano eles estavam fazendo isso com as notícias do terremoto que aconteceu aqui na Itália!

E, além disso, muitos estrangeiros conhecem o portal e o consideram - ou consideravam? - como ponto de referência para saber do Brasil.

Tomara que seja alguma coisa temporária… mas, mesmo assim, na minha humilde opinião, não deixar nenhuma mensagem é uma falta de respeito aos usuários.

Bem… fica o desafabo!

Baci baci…

--
Paola Sales