aifia-pt - [AI] UML e estruturas de informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Mauricio Lelis <mjlelis AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] UML e estruturas de informação
  • Date: Wed, 21 Jan 2009 13:49:44 -0200

Tenho me apropriado de algumas definições de UML para gerar/estruturar sitegramas complexos e extensos.
Nos modelos, tenho percebido que algumas definições dessa 'linguagem" se mostram muito apropriadas para ilustrar situações com as que nos deparamos, por exemplo, em RIA`s. Não para menos, visto que UML é um recurso utilizado para atenuar a complexidade em domínios de informação, assim tornando-os mais fáceis de se compreender.
Sabemos que esquemas de visualização de informação, como os que usamos diariamente (definidos como sitegramas, fluxos de navegação, fluxos de informação, modelos mentais, etc), muitas vezes extrapolam vocabulários visuais mais comuns a nós arquitetos, e por vezes, recorremos a elementos visuais que nos permitam representar determinadas situações e entidades de uma maneira menos equívoca; mais precisa e inteligível.
Creio que muitos recorram a UML para gerar alguns modelos para AI. Gostaria de saber destes com tem sido, ou como foram suas experiências.

Atenciosamente,

Mauricio Lelis
Twitter: @mjlelis
gtalk: mjlelis AT gmail.com

  • [AI] UML e estruturas de informação, Mauricio Lelis, 01/21/2009