aifia-pt - Re: [AI] BrOffice tem corretor atualizado, Word não

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: João Vagner - IW2 <joao AT iw2.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] BrOffice tem corretor atualizado, Word não
  • Date: Mon, 5 Jan 2009 17:06:34 -0200

Quer dizer que eu ao responder um cliente, ou algo pelo celular, no caso de um email no smartphone não conta como uma comunicação formal? uma Carta Formal?  ou sei lá o que se considera formal?

E-mail já não é tão instantaneo assim, depende do uso, uma resposta a um cliente, e por ai vai. Muitos respondem por celular, e não escrevem: vc, oi, bjos, e sim escrevem normalmente como se estivessem em um teclado normal, a consideração de utilização em teclados de dispostivos moveis é bem ampla, e obviamente é importante, sendo que cada dia, a coisa diminui e é mais utilizada. Não prestar a atenção nesse ponto é subjugar o poder de uma tendência que hoje já é mais que utilizada. Emails, MSN, webnavegadores, outlooks, msns, twitter's e outras coisas. Facilita, e unifica Smiley piscando Emoticon

Imagina com o tempo um livro escrito em outro pais, eu ler e conseguir entender 80%, seria imensamente perfeito. Assim como é a escrita hoje do inglês, existem sotaques perceptiveis com o Sotaque Inglês do Britânico pro Americano e pro Australiano, mas na escrita isso se elimina devido a fácil escrita, e entendimento. Não é porque hoje o inglês é mais usado, que é super simples traduzir, é porque a língua em si se ajuda a ser entendida, o que hoje na língua Portuguesa não existe. Claro, meu avo ainda escreve Pharmacia, e eu entendo muito bem, é claro que com as gerações vão passando, essas transformações vem vindo, assim como no tempo do meu pai, já não se usava Pharmacia, sim farmácia. É impossível de acordo com cada época, as necessidades de uso e escrita sejam sempre as mesmas, e hoje a necessidade é clara: globalização, unificação do MERCOSUL, entre outras coisas mais.

Aceitar essas mudanças é muito mais gostoso e prático. Smiley piscando Emoticon Matando a língua portuguesa como todo mundo está falando? Balela, estamos nos ajudando, e ajudando os outros a nos entender, esse é a principal função da comunicação, nos fazer entender e entender o outro, sem isso, ficamos nós aqui com nossa língua super foda e completa, e ninguém entende nada, além de nós.

Viva as mudanças, viva as adaptações, viva as melhorias, e viva a nossa época de salto tecnológico, pensamento, filosofia e compreensão das coisas.

João Vagner
joao AT iw2.com.br
www.iw2servers.com.br
#IW² blog [ http://iw2servers.com.br/blog ]
#João Vagner [ http://www.blog.joaovagner.com.br ]
#Technócil [ http://www.technocil.com ]

+55 011 2893-5722

Sent: Monday, January 05, 2009 4:54 PM

Não sei se cabe a discussão da utilização para mobile e outras mídias.
Porque nesses casos, nossa escrita já é uma "corruptela" da língua, mais adequada ao meio do que à gramática.
No caso da mudança ortográfica, ela tem o objetivo de mudar oficialmente a língua, o que significa que a "cobrança" pela nova escrita correta, se dará em situações de comunicação formal. E acho válido unificar a língua de todos os países lusófonos, porque isso enriquece nossa produção literária e nos unifica também culturalmente.
Meu desacordo com a modificação, é quanto à decisões pontuais na unificação. Mas de uma maneira ou de outra, a gente já não utiliza a língua formal quando está lidando com meios de comunicação instântaneo.
Não acho que nosso cotidiano vá mudar muito depois do acordo. Fato é que ninguém segue nem os padrões atuais na hora de mandar um SMS. Eu não me lembro de jamais ter usado a trema pra escrever uma msg dessas ehhehe.. aliás, acho que em tempos de até 140 caracteres, palavras grandes demais pra exigir trema são quase sempre abreviadas hhehe.