aifia-pt - [AI] Cenários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Thiago Franco" <topfranco AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Cenários
  • Date: Sun, 30 Nov 2008 21:37:41 -0500

Olá pessoal,

Estou participando de um projeto de pesquisa em design e estamos pensando em incluir Cenários na nossa documentação. Coletamos um volume significativo de informação sobre os usuários do site, através de questionários, entrevistas e diary studies. Agora, estamos em busca de uma maneira simples de representar nossas descobertas.

Li alguns textos sobre Cenários e alguns dos benefícios citados são:

* Focar na experiência como um todo, e não apenas na tecnologia envolvida
* Trazer à tona questões que não haviam sido abordadas anteriormente
* Levar em conta necessidades concretas dos usuários

Por outro lado, algumas limitações são:

* Risco em representar a experiência de uma maneira irreal
* Dar atenção para detalhes que no final não são tão importantes assim
* As técnicas para criação de Cenários são pouco estruturadas

Eu gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre a utilização de Cenários.

Resumindo, estou atrás de 3 respostas:

* Vocês usam Cenarios?
* Quais são os prós e contras?
* Como vocês criam Cenários?

Abaixo, seguem algumas referências:

What is a scenario
http://www.infodesign.com.au/usabilityresources/design/scenarios.asp

Tell me the story... The unifying role of scenarios in conceptual design
http://www.humanfactors.com/downloads/apr04.asp

How scenarios and personas can change your website for better – part 2
http://iqcontent.com/publications/features/article_77/

SSNiF Analysis
 http://stealthisidea.com/articles/ssnifs/

Obrigado de antemão.

--

Thiago

  • [AI] Cenários, Thiago Franco, 11/30/2008