aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 246, assunto 13

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Mauricio Lelis" <mjlelis AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 246, assunto 13
  • Date: Wed, 15 Oct 2008 16:09:37 -0300

Pois é, Alessandra.

Estes dois casos citados, envolvem uma quantidade imensa de
interesses; de forças de influência.

No caso do UOL, um portal enorme, que possui um público imenso, e que
tem uma figuração ainda difusa ( provedor de acesso, e-mail, portal
de notícias), os desafios de conciliação, com os editores, com o
comercial, com o púbico já adaptado com a interface, requer mudanças
que se desenrolem e um processo cuidadoso e bem assitido. E essas
provavelmente não foram motivadas por alguém que simplesmente "achava
que a home do UOL deveria ser mais clean". O

Portal vem mudando há algum tempo. Alguns template de homes (como por
exemplo, home de Esporte e Eleições), templates de notícias, foram
reformulados e vão "contaminar" todo o resto, até alcançar uma
maturidade que atenda aos objetivos definidos em projeto.

Até então, não vi nada de desastroso. Muito pelo contrário, alguns
pontos foram solucionados, como identificação da blocagens na home,
agora bem claras (Esportes, Notícias, Entretenimento, etc) e as
chamadas principais, agora com um peso maior para sua posição, no topo
da página.

Com o SUBMARINO, vejo algo mais abrupto, e por isso, mais perigoso.
Sou usuário da Loja e a visito praticamente todos os dias; não para
comprar apenas, mas para buscar referências, pesquisar valores,
"guardar livros" em minha lista de desejados. As mudanças não afetaram
muito minha rotina. No início, algumas buscas não retornaram itens
relevantes, e as vezes deram erro, mas isso sobretudo por problemas de
sistema.

Acho cedo para dizer algo mais definido; e se fosse o gerente do
projeto, estaria registrado em meu planejamento cerca de três meses
para ler com mais precisão as respostas dos usuários com relação às
mudanças propostas.

Pessoalmente, não tive grandes dificuldades com a proposta da
Submarino, mas acho perigoso esse menu oculto.Falaram sobre elementos
desalinhados...isso não tem precisamente relação com projeto em
AI.Possivelmente, trata-se de um problema de produção.

Enfim, acredito que os efeitos dessas mudanças devem estar sendo
assistidas pelo pessoal de QA. Se rolar convite para avaliação
heurística dos dois, quero participar:).

Message: 2