aifia-pt - [AI] RES: Novo IB Santander

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bruno Gabriel <brunoradiotv AT yahoo.com.br>
  • To: Lista Arquitetura da Informação <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Novo IB Santander
  • Date: Tue, 12 Aug 2008 08:39:55 -0700 (PDT)

Pessoal parabéns pelo novo IB Santander.

Vamos a minha experiência de acesso.

Primeiro ficha técnica básica:
23 anos, recém-formado, computer high-user, formado em comunicação. Assim pode ser fácil me aproximar de alguma persona.

1 - Tela de acesso
Nesta tela achei ótimo reconhecer meu nome e ter que digitar apenas a senha. Único porém foi que o botão confirmar estava la no extremo canto direito na tabela. Fiquei procurando... Me perguntei: Ué, será que não tem? Depois de um tempinho eu achei.

2 - Tela de esclarecimento após login
Muito boa a mensagem. Porém vai desabilitar algum tempo para não ficar pertubando pra sempre?

3 - Saldo
Gente, muito melhor essa tela de saldo da conta visível e completamente funcional logo de cara. O extrato na outra tinha que ficar clicando para acessá-lo o que gerava em mim incômodo.

4 - Configuração do menu
Outra idéia fantástica. Porém acho que poderia chamar mais atenção o fato da possibilidade de configurá-la. Se vocês não divulgassem, eu ia passar reto...

5 - Cartão de Crédito
Recentemente me falaram sobre a possibilidade de ver o extrato da fatura do cartão de crédito no IB. Achei legal e fui lá conferir. Consegui ver os valores só que fiquei com dúvida em relação a mudar a data o vencimento. Fiquei procurando se era possível fazer isso. Ai pergunto: Ã‰ possível? Se não for, seria interessante colocar apenas um botão de interrogação que informaria sobre mudanças dessa data.

6 - Limite cheque especial
Eu odeio que apareça o valor do meu limite de cheque especial somando ao saldo final da minha conta, que é o mais destacado. Está ai algo chato que poderia ser configurado para não aparecer.

7 - Destaque do valor do cartão de crédito
Acessei o site e tive que ver o meu saldo. Depois clicar e descobrir quanto eu gastei no cartão de crédito. Depois, analisar os dois valores e descobrir quanto dinheiro ainda posso contar. Estão ai valores que poderiam ser mais fáceis de se comparar.

8 - Investimentos
Sempre fui interessado em investimentos, porém sou iniciante na área. Hoje observei o último tópico no menu chamado "Painel do Investidor" com dados etc. Achei muito legal, porém falta persuasão por parte do site de me conduzir a tirar dúvidas e aplicar meu rico dinheirinho nesses fundos.

Anteriormente fui no gerente da agência que me explicou rapidamente (porque tinha um monte de gente esperando). Ele me falou que poderia ver no site algumas informações. Fuçando hoje achei tal guia do investidor. Porém, depois de vi o tal guia, pensei:"Putz, depois eu vejo isso...  vai dar muito trabalho".

Bem gente, parei por aqui porque uso basicamente isso no IB do Santander. Só que tenho um comentário geral. Acho que esse serviço tinha que considerar mais usuários iniciantes nesse tipo de acesso, criando ferramentas de orientação simplificadas.

Meus pais eu dou risada. Eles tem muito receio em navegar em IB com receio de fazer uma grande cagada. Não sei se vocês estudaram um modo de interface tipo "wizard" para iniciantes, onde tem mais orientações. Esse modo poderia ser desabilitado por usuários mais experientes.

Bem fico por aqui que já escrevi além da conta.

Não sei para o pessoal da lista é interessante ler esse e-mail. Se não for, por favor me mandem um alerta que mando o e-mail diretamente para o pessoal beneficiado.

Atenciosamente,
Bruno Gabriel
brunoradiotv AT yahoo.com.br