Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Usabilidade em Senhas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Bernardo Doré" <berdore AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Usabilidade em Senhas
  • Date: Tue, 15 Jul 2008 16:00:56 -0300

Thiago,

sob o meu ponto de vista o usuário deve ter a liberdade de criar a senha que quiser. Para não dizer que não falamos das flores, vamos colocar um mínimo de 6 caracteres aí, vai. Plausível, ok. Sem frescura de caracter especial, alfanumérico etc etc. Tentar garantir a segurança do sistema em algo que você não tem controle, ou tem controle limitado (senhas criadas por usuários) é galho muito fraco. Alguém é capaz de conferir um banco de dados com 100.000 senhas? Vale a pena?

Com a exceção de sistemas financeiros (esses sim precisam ter uma segurança parruda), que outros sistemas vc consegue justificar a criação obrigatória de uma senha complicadíssima de se lembrar e digitar? Eu quando sou obrigado a criar uma senha diferente da minha favorita sempre acabo esquecendo e faço questão de ligar pro contact center da coisa (qdo cabível) e gerar custo pra eles deixarem de ser frescos.

Uma situação que vivi recentemente: colocamos no ar uma área restrita no site e o especialista em segurança da TI recomendou (ajeitando a gravata) a criação de uma senha de 10 caracteres (!!!) alfanuméricos. Eu protestei, claro, mas o cara é o cara né...ou pelo menos se acha. Conseqüencia: inundação de ligações para o contact center da empresa. Usuários que não conseguiam sequer criar a senha, muita gente esquecia a senha pq inventava qq coisa na hora e não anotava...o indivíduo obviamente teve que voltar atrás e diminuiu para 6 caracteres. Essa brincadeira gerou custo adicional (ligações) e aumentou a indisponibilidade dos operadores que ao invés de tratarem de assuntos mais críticos na relação cliente-empresa tiveram de absorver uma demanda que não deveria existir em primeiro lugar. O sistema, quando bem projetado, deve se encarregar disso.

O que eu fico embasbacado é com a decisão arbitrária. Principalmente em empresas de médio a grande porte onde, de uma forma geral, cada um toma conta do seu respectivo feudo sem nenhuma visão de negócio. Pq ele leu num livro, pq ele fez um curso...usuários? Quem são eles?

abcs

Bernardo

2008/7/15 Thiago R. <heavy.user99 AT gmail.com>:
Olá pessoal.

Percebo que existem alguns sistemas que nos sugerem a escolha de senhas, muitas delas com mais do que 8 caracteres, mistura de letras, números, caracteres especiais, diferenciação de maiúscula e minúscula e por aí vai...
Eu acredito que não seja necessário quebrarmos a cabeça pra inventar uma super-ultra-mega senha, que acreditamos ser indecifrável. Penso que uma única palavra, que não tenha referência conosco seja necessário.

Lí o artigo abaixo no Uol Tecnologia e achei interessante compartilhar com vcs e saber a opinião de todos sobre este assunto. O artigo dá algumas sugestões de criação de senhas que eu acredito ser muito complicadas.

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=11152


Ps: Lembrando que no blog do amigo Jonas, existe um artigo muio legal sobre o assunto: http://complicado.wordpress.com/2007/11/18/sua-senha-e-complicada-pra-quem/

Abraços,
Thiago

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page