aifia-pt - Re: [AI] Personas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luiz Agner" <luizagner AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Personas
  • Date: Wed, 25 Jun 2008 00:07:30 -0300

No caso das Personas, a maior vantagem é a possibilidade de pensar na interação com o sistema antes de sua criação, antecipando aspectos de projeto e suas conseqüências em um momento anterior ao desenvolvimento.

Fiz uma apresentação sobre o assunto, que está em:
http://www.agner.com.br/2007/12/04/personas-e-cenarios/

abs
Luiz Agner

2008/6/24 Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>:
> Busquei na lista e não achei muito conteúdo relacionado a PERSONAS.
> Gostaria de saber se essa técnica de design centrado no usuário tbm
>  Ã© utilizada na etapa de definição da AI  de um site, ou se é apenas no
> design visual/interação que faria sentido usa-la?

Personas é, a meu ver, mais útil para comunicação interna,
conscientizando a equipe e interessados no projeto dos diferentes
perfis de usuário, do que necessariamente uma referência para a AI ou
design gráfico.

Nesse artigo explico melhor meu ponto de vista, juntamente com um case
da Microsoft:
http://usabilidoido.com.br/personas_e_cenarios_para_antecipar_o_futuro_.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR

Atenciosamente,
Luiz Agner

Luiz Agner, D.Sc.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE
Escola Nacional de Ciências Estatísticas / ENCE
Gerência de Educação a Distância / CTA-EaD

UniverCidade / Escola de Desenho Industrial
Instituto de Artes Visuais / IAV
http://www.univercidade.br/iav/index.html

MSN: <agner_ead AT yahoo.com.br>
Gmail: <luizagner AT gmail.com>
Blog: http://www.agner.com.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2328427339458925

Conheça o livro:
"Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário"
Ed. Quartet, 2006 - ISBN: 858569680X
Disponível nos sites das livrarias: Saraiva, Submarino, 2AB e Cultura
http://www.univercidade.br/iav/professores_agner.htm