aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 228, assunto 6

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "João Neto" <joaofrancisconeto AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 228, assunto 6
  • Date: Tue, 17 Jun 2008 13:14:49 -0300

Sobre acessibilidade... Pessoal procurando textos sobre acessibilidade... depois de fazer o curso do nosso caro MAQ, aqui em Recife, comecei a pesquisar bastante sobre este assunto e, muito mais, a partir do momento que fiquei responsável pelas pesquisas para padronizar a implementação dos Portais do Governo do Estado de Pernambuco.

O processo foi dividido em 3 fases, na primeira, MAQ deve estar ciente, que o pessoal a Agência Estadual da tecnologia da informação, gerenciados por Sérgio Brandão, descreveram os requisitos de Nível Básico a serem atendidos neste primeiro momento. Já a segunda fase, fiquei responsável; verificar quais dos requisitos seriam aplicáveis à ferramenta pela qual desenvolvemos os portais aqui na empresa. Já estou a mais de um mês desenvolvendo esta pesquisa junto com implementação, onde além de listar os requisitos que serão atendido, mostro formas de aplicação desde o início de desenvolvimento desses portais. Na terceira fase, após os treinamentos que irei passar ao pessoal, iremos começar a partir do mês de Julho, será a de migração, ou melhor, adaptação de alguns dos portais mais importantes do estado e  também desenvolver os novos Portais dentro desses padrões.

Bem, como fontes de estudos (o que o pessoal realmente estava procurando), aproveitei o material do curso de acessibilidade que aconteceu aqui em Recife, MUITO material existe nos sites do pessoal do acesso digital e um livro que achei muito interessante e de ótima linguagem que é o "Design Accessible Web Site - Thirty-Six Keys to Creating Content for All Audiences and Platforms" autor: Jeremy J. Sydik.

Como o pessoal falou aí das teses de mestrado e doutorado que estão surgindo , digo até que estou este tema para minha monografia de conclusão do curso de Sistemas pra Internet. Já estou concluindo. Se alguém depois desejar dar uma olhada no material é só pedir que envio sem problemas.

Espero ter ajudado um pouco.

Abraços

--
João de Freitas Neto