aifia-pt - Re: [AI] Card sorting - trabalho de aula

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Card sorting - trabalho de aula
  • Date: Thu, 24 Apr 2008 08:38:41 -0300

Rafaela, como você é estudante, acho que vai ser melhor pra ti se eu for
franco.

Esse software, bem como a aplicação que você fez do card-sorting estão
incompletos e provavelmente gerará resultados imprecisos.

Em primeiro lugar, o fundamento mais essencial do card-sorting é que
você precisa recrutar pessoas que fazem parte do seu público-alvo, já
que a forma como uma pessoa classifica informações depende muito da
cultura onde está inserida. Essa lista não seria o local mais
apropriado para isso.

Em segundo, não há nenhuma contextualização do exercício antes de
iniciá-lo. Até agora eu não sei para quê você me pede para participar,
como eu devo participar e o que você vai fazer com o que eu deixar lá.
Eu nem sei o assunto das informações que você expõe!

Em terceiro, card-sorting não é para montar protótipos de menus de
navegação e sim taxonomias. Existe uma diferença sutil entre os dois.
Menus de navegação não são taxonomias, mas taxonomias podem originar
menus de navegação. Explico melhor: menu são grupamentos de opções,
não necessariamente classificações que obedecem a certo critérios,
como é a taxonomia. No seu exercício você mistura ações (formulário)
com itens de conteúdo (acomodações).

O que está parecendo é que você montou uma lista de itens de menu e
colocou no exercício pra ver se as pessoas agrupavam da mesma forma
que você. Dessa forma, você não está aproveitando o máximo do que o
exercício pode te prover. Seria muito mais interessante se você
tivesse montado cartões com descrições mais ricas sobre o conteúdo das
páginas. Por exemplo:

ao invés de "acomodações"

o cartão seria algo como

"Tipos de quartos disponíveis, características dos quartos,
facilidades inclusas."

Você poderia incluir uma categoria pronta (não sei se o software
permite isso) chamada "Acomodações" e, caso as pessoas associassem
esta com o cartão acima, você teria um grau de aproximação suficiente
para usar no menu. Ou poderia também deixar aberto como está, mas aí a
variabilidade seria muito grande. Se você já rodou outros testes e em
papel, não seria o caso.

Às vezes as pessoas me perguntam o que eu acho melhor: teste de
usabilidade ou card-sorting. Me impressiono, porque não faz sentido a
pergunta! Uma técnica pesquisa uma coisa, a outra pesquisa outra coisa
totalmente diferente. Teste de usabilidade é teste de interface,
card-sorting é pesquisa sobre classificação de informações. Entram em
fases distintas de projetos e geram resultados muito diferentes.

Quem será que está dizendo a esse pessoal que card-sorting serve pra
testar interfaces, menus de navegação?

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR