aifia-pt - Re: [AI] Dúvidas - contratando um Arquiteto de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "mauro pinheiro" <mauro.pinheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Dúvidas - contratando um Arquiteto de Informação
  • Date: Thu, 28 Feb 2008 11:51:29 -0300

Oi Cristiano, tudo bem?

Até onde eu sei, não há qualquer conselho, sindicato, organização ou
coisa equivalente que regulamente a prática dos profissionais de
arquitetura de informação. Até o momento, qualquer um pode se
intitular arquiteto de informação.

A coisa aqui no Brasil essas coisas são muito complicadas...mesmo o
design (a.k.a. desenho industrial), que já conta com cursos de
graduação há mais de 40 anos (sem falar nos N cursos de mestrado que
pipocaram nos últimos 10 anos), não é uma profissão regulamentada e
reconhecida - a não ser na hora de preencher o imposto de renda - no
formulário do IR consta a profissão de "desenhista industrial"! Na
hora da gente receber, não somos uma categoria profissional (já fui
contratado no serviço público como "técnico de informática", pela
falta de regulamentação da profissão), mas na hora de pagar ao governo
somos reconhecidos direitinho.

Imagine que reconhecimento terá a arquitetura de informação, que tem
muito menos tempo de estrada em terras brasileiras!

Descrição de atividades? Essa é uma questão que não se esgota
nunca...o campo está em franca evolução, e qualquer tentativa de
circuscrevê-lo em um "job description" é limitada.

De qualquer forma, como você deve estar precisando disso para a parte
burocrática da sua instituição ficar satisfeita, sugiro que você
navegue no site do IA Institute:
http://iainstitute.org/

Tem também uma versão desatualizada em português: http://iainstitute.org/pt/

E/ou leia o já manjado (e ainda atual) livro do urso polar:
http://tinyurl.com/2l7zg7

abraços
mauro
--