aifia-pt - Re: [AI] Como analisar usabilidade e AI em telas programadas em COBOL?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Fernando Aquino (Nandico)" <nandico AT gmail.com>
  • To: smauricio AT dba.com.br
  • Cc: "Arquitetura da Informação \(em Português\)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Como analisar usabilidade e AI em telas programadas em COBOL?
  • Date: Fri, 22 Feb 2008 18:00:52 -0300

Oi Simone,

Em COBOL eu nunca fiz User Experience não, mas em CLIPPER (tão tosco quanto) eu já trabalhei. Tem até um post em http://www.nandico.com.br/2006/11/rootz-media-experience-experincia-do.html.

A base do trabalho foi investigação dos padrões de comportamento de tela e reprodução disso com prototipação em Wireframes. Muitos podem perguntar: e a inovação, onde fica?

A resposta foi que, como eu estava projetando a evolução de um sistema existente, investigar, documentar e manter os mesmos padrões de interação que os usuários já estavam acostumados era o melhor caminho. Qualquer coisa que fizesse fora disso seria uma falta de respeito aos usuários, a não ser que eu tivesse autonomia para mudar o sistema inteiro, que não era o caso. O meu mapeamento foi mais extenso do que as telas, e durou até o sistema de atalhos e teclas de função do sistema, muito usadas pelos operadores.

Um macete bom para fazer os Wireframes foi usar fontes de espaçamento FIXO, e contar quantos caracteres o terminal me entregava, reproduzindo isso no contexto do Wireframe. Isso evitava que eu desenhasse telas impossíveis de serem implementadas no terminal. Funcionou perfeito, os programadores adoraram (e olha que é difícil agradar coroa de TI).

A minha maior descoberta no processo foi descobrir COMO um sistema em CLIPPER pode ser tão absurdamente mais RÁPIDO de usar e EFICIENTE do que a versão equivalente em Java, que rodava nesse cliente aí, que no caso era os Correios (terminais de agências de Correios em todo o país). Parece uma coisa ilógica, mas arrisco dizer que a experiência de uso do Clipper era melhor.

Quando fui para campo observar os sistemas, ninguém se queixava do Clipper e todos reclamavam da versão em Java que exigia muito uso do mouse. Na versão Java, os passos das transações foram componentizados e em decorrencia disso, atividades simples ficaram mais complexas. Tipo entrar numa tela absurda, cheia de campos desabilitados e só informar um CEP. É esses absurdos que acontecem quando Programadores ou Analista de Requisitos projetam telas. Outra coisa: O Clipper era absurdamente rápido entre um passo e outro, enquanto o Java era leeento...

Os Correios mantém em paralelo as duas versões, onde a versão em J2EE roda em agências on-line e a versão Clipper roda nas agências que operam off-line ou parcialmente off-line.

Eu achei a experiencia muito legal. Deu pra sacar direitinho que não basta só você usar a tecnologia da moda pra ter um sistema legal. As vezes, o oldschool é mais fera.

Abraços e boa sorte!

Nandico