aifia-pt - Re: [AI] Res: Levantamento de nomes em AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Alexandre Formagio" <alexandre AT infinitodigital.com.br>
  • To: <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Levantamento de nomes em AI
  • Date: Tue, 19 Feb 2008 16:22:36 -0300

Mauro

Concordo contigo por experiência própria. Mas por isso que justifiquei de várias formas, o quanto este Arquiteto poderia ser lembrado pela pessoa.

Senão nem precisava fazer essa "enquete" porque sei que as referencias no Brasil são algumas pessoas (Que acho que nem preciso citar nomes).

Então sei que apenas o nome, não significa nada. Já li livros super renomeados que achei uma porcaria, já vi com criticas ótimas que achei chato, então sei que gosto é gosto , cada tem uma impressão e etc.

O que me interessa era saber nomes para eu pesquisar a pessoa depois. Muitas das pessoas citadas tem pouco "brilho", mas EU sei que são bons profissionais como o Fabrício Teixeira, que inclusive conheci pessoalmente. Pois é dificil fazer lavantamento de profissionais de AI, se eu entrar no orkut, encontro vários Arquitetos, mas e o nivel? Quanto tempo está no mercado, qual a competencia? É isso que EU vou atras para saber.

Perguntei a vocês, porque com certeza vocês me dariam bons nomes, que de alguma forma "marcaram", ou seja, por uma palestra, ou um livro, ou trabalho e etc. E assim me ajudam a dar uma peneirada nos nomes, mas agora o filtro será por minha conta.

Mas achei MUITO interessante seu e-mail e com certeza tudo isso deve ser levado em consideração, a propósito, você é Arquiteto da informção? Leva jeito... rs

Brincadeira, eu LIA o blog de vocês (ExperienciaPerfeita), mas está meio desatualizado :(

Abraçosss e valeu mauro

Alexandre Formagio
www.alexandreformagio.com.br

Alexandre, será que esse tipo de levantamento é representativo?

Até que ponto nossas impressões vão além de meras impressões? Até que
ponto conhecemos de fato o mercado?

Os nomes citados seriam realmente referências ou indicariam que temos
poucas referências, que somos ignorantes sobre o universo de bons
profissionais atuantes, recorrendo aos nomes aos quais temos acesso?

Já tenho algum tempo de estrada, e conheci excelentes profissionais
que eram muito pouco conhecidos, a despeito de terem desenvolvido
projetos complexos primorosamente.

Por outro lado, conheço dezenas de profissionais medíocres que são
excelentes na arte de se vender. Tem nome reconhecido, mas
comparando-os com algumas pessoas que não se preocupam em fazer
marketing pessoal, ficariam em posição inferior.

Colocar em uma mesma lista profissionais distintos também não me
parece adequado. Boas palestras não implicam bons arquitetos de
informação, e sim bons palestrantes

Um professor não é necessariamente um arquiteto de informação. A
recíproca é mais facilmente percebida...assim como nem todo arquiteto
poderia dar uma boa aula, nem todo professor poderia fazer um bom
trabalho de arquitetura. Falo de cadeira, pois tive a oportunidade de
trabalhar no mercado durante anos, e atualmente me dedico à carreira
acadêmica, por isso conheço bem ambos os perfis e sei que são bem
distintos.

Conheço algumas pessoas que são recorrentes em eventos, palestras e
coisas assim, mas que não teriam competência para desenvolver um
projeto complexo de arquitetura de informação. Ser bem informado, ter
conhecimento teórico sobre um assunto não faz de uma pessoa um bom
profissional se estamos falando de prática de projeto.

Isso tudo é só para que você faça realmente um trabalho que seja representativo.

Qualquer trabalho acadêmico tem sua validade assegurada desde que se
tenha cuidado com os métodos de coleta de dados e categorias de
análise utilizadas. Nesse caso, tenho a impressão que esse
levantamento que você está pretendendo pode ser interessante, mas é
preciso cuidado com o que de fato você espera de resultado com isso.

um abraço,
mauro

--
prof. mauro pinheiro