aifia-pt - [AI] [off-topic] sobre moderação, objetivos e regras da lista

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Simone Freitas" <sfreitas AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] [off-topic] sobre moderação, objetivos e regras da lista
  • Date: Tue, 6 Nov 2007 11:30:11 -0200

Caros,

Permitam-me concluir essa discussão esclarecendo algumas coisas
básicas sobre o funcionamento da lista:

* Moderação *
Desde que a Lívia Labate (criadora da AI-pt) me passou a administração
da lista, sempre optei por fazer a moderação em pvt (private),
alertando sobre atitudes e posturas que não contribuem para o grupo.

Na época, devido ao reduzido número de participantes, quase não havia
mensagens também. Entretanto, a lista passa por um rápido crescimento
(no último ano o número de cadastrados praticamente dobrou) e o volume
de mensagens aumentou muito, sendo que grande parte delas não seguem
princípios básicos de participação em listas de discussão, conforme
vários colegas já reclamaram aqui. Por este motivo, tenho convidado
algumas pessoas para me ajudarem na tarefa e neste e-mail
relembro/esclareço os objetivos e condições de participação na lista.

* Objetivos e regras da lista *
Ambos são claramente informados na página da lista (
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt ):

AIfIA-pt é uma lista de discussão dedicada a debater assuntos
relacionados ao campo de estudo da Arquitetura de Informação e à
profissão de Arquiteto de Informação.

Usando a AI-pt
Para postar uma mensagem a todos os membros da lista, envie um e-mail
para aifia-pt AT lists.ibiblio.org

1. Seja educado
2. Mande email somente texto
3. Elimine mensagens anteriores de sua resposta
4. Participe! :)

Mais duas recomendações qeu aparecem no rodapé das mensagens:
Ao responder, elimine o texto não essencial de mensagens anteriores e
evite formatação.

Entretanto, seguem algumas outras que parecem carecer de divulgação:

1. Ainda sobre ser educado:
- Não diga nada que você não diria pessoalmente e não use palavras de
baixo calão.
- Não faça anúncios de ordem pessoal e não envie currículos para a lista.

2. Respeite o tempo dos seus colegas:
- Respeite o tema da lista, não mande mensagens que tratem de outros
assuntos. Evite (mesmo) as mensagens off-topics.
- Responda para a lista o que é de interesse comum. Para enviar
mensagem em pvt (private ou privada) lembre-se de trocar o endereço da
lista pelo da pessoa a quem deseja responder.
- Em público, responda com conteúdo: não envie à lista mensagens para
dizer "concordo plenamente", "é isso aí", "eu também quero",
"parabéns", "obrigado" etc.
- Utilize sempre os arquivos da lista (que ficam aqui:
https://lists.ibiblio.org/sympa/arc/aifia-pt/) para pesquisar se a sua
dúvida ou assunto já não foi discutido antes.

3. Não envie anexos, pois eles não são armazenados nos arquivos da
lista. Se necessário compartilhar arquivos relevantes às discussões
sobre AI, que sejam colocados em outros lugares e apenas referenciados
na mensagem à lista.

As regras acima passam a ser enviadas a partir de agora na mensagem de
boas-vindas aos novos participantes e uma vez por mês aqui na lista.

Obrigada e um abraço,

Simone Freitas
Moderadora AI-pt