aifia-pt - Re: [AI] Res: Res: Sistema de Informação de Saúde

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Simone Freitas" <sfreitas AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Res: Sistema de Informação de Saúde
  • Date: Fri, 19 Oct 2007 11:19:13 -0300

Mariana,

Não é necessário pedir desculpas. Quando não se consegue a informação de *outra* forma, a lista é um bom caminho para perguntar à pessoas que *talvez* tenham a resposta.

Quanto à sua pergunta (segurança na transmissão de dados pela internet), se entendi bem a sua necessidade, acredito que esteja mais ligada à Segurança da Informação em TI e não exatamente à Arquitetura de Informação.

Há inúmeras formas de evitar acesso não autorizado aos seus dados (criptografia, configuração de servidores, formas de programar o sistema para não deixar brechas etc.) - se vai ser 100% seguro ou não, depende dessas e de muitas outras váriáveis, mas acho que todas elas são ligadas à TI, como falei antes. Se for isso mesmo que você quer, talvez o mais adequado seja procurar na internet por relatórios e/ou estudos que abordem a questão como um todo e não entre nas especificidades das técnicas e ferramentas. Nesse caso, um lugar para começar pode ser o site do CERT.br -- Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil  ( http://www.cert.br/) - na área de palestras tem uma grande quantidade de material.

Um abraço,
Simone Freitas