aifia-pt - Re: [AI] Sistema de busca

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "juliano fonseca" <julianosf AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sistema de busca
  • Date: Mon, 8 Oct 2007 13:54:08 -0300

Olá Marcelo, você tem razão. Eu me expliquei mal.

Eu quis dizer que a forma que o sistema Pergamum funciona, pode dar margens a duvidas para o usuário. Ele é excelente para o Bibliotecário, como já ouvi de vários, mas existem pesquisas e pessoas que afirmam que ele não é tão amigável ao usuário final quanto poderia.

Eu concordo com esta afirmação, mas minha intenção não é julgá-lo ao projetar um novo, minha intenção é meramente de refletir sobre a força que os sistemas de informação vêm adquirindo na sociedade contemporânea e como eles podem ser mais fáceis de usar em determinados casos.

Existem várias formas de se recuperar informação que a Biblioteconomia e a Ciência da Informação desenvolveram, mas acredito que o design e a ergonomia têm papel fundamental em processos de interação entre usuários e informação.

Esse é o prncípio básico do trabalho. Pretendo apenas mostrar funcionalidades de sistemas de busca na Internet e tentar agregar valor em um projeto de graduação em Desenho Industrial.

Com afirmei, não contesto as formas como a biblioteconmia e a CIência da Informação trabalham, apenas acho que a Ergonomia terá um papel essencial a partir de agora, com a explosão da informação.

abraços galera.