aifia-pt - Re: [AI] Cobit > PO2 - Define the Information Architecture

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <ola AT andredeabreu.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Cobit > PO2 - Define the Information Architecture
  • Date: Fri, 7 Sep 2007 12:52:41 -0300

Olá, Ézer!

Penso que se trata realmente de uma interpretação do que é arquitetura
de informação. Para alguns linhas de pensamento de TI, arquitetura é
arquitetura de software mesmo. Na velha classificação dado, informação
e conteúdo, essa vertente leva em consideração apenas o dado.

Eu cheguei a participar uma vez de um evento sobre ECM com
palestrantes todos da área de TI de grandes empresas e nenhum dos
temas que discutimos aqui na lista e em outras rodas de AI estavam
presentes. Taxonomia, folksonomia, classificação baseada no que os
dados significam para as pessoas, enfim, nada disso foi discutido. O
evento mostrava soluções e técnicas para integrar dados e como
disponibilizá-los ao público de negócios. Se esses dados faziam algum
sentido ao usuário final e se estavam bem organizados isso não estava
em pauta.

Outras metodologias de TI, quando falam em usabilidade, homologação
pelo usuário e assuntos afins, na verdade, estão preocupados em chamar
algum usuário (sem qualquer critério qualitativo ou de
representatividade) da área que usará o sistema para esse usuário
dizer se o website funciona ou não. Se ele teve dificuldade em
utilizar o sistema, ficou meia hora para realizar uma tarefa isso,
enfim, não é considerado. Na ficha de avaliação da documentação do
projeto vai assim: "usuário final veio, testou o site e executou a
tarefa com sucesso, portanto, website homologado".

Resumindo, algumas correntes de TI levam em consideração apenas o
aspecto sintático de um trabalho de AI, enquanto nós levamos em
consideração, além da sintaxe, também a semântica da coisa :-)

Talvez a única exceção seja a metodologia do pessoal da 37 Signals:

http://gettingreal.37signals.com/toc.php

Abraços,

ANDRE DE ABREU
andredeabreu.com.br