Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] 1º EBAI - Prorrogado o prazo de envio dos trabalhos

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Jean Boechat" <listas.boechat AT gmail.com>
  • To: "Carolina Leslie" <carolinaleslie AT gmail.com>
  • Cc: "Arquitetura da Informação \(em Português\)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] 1º EBAI - Prorrogado o prazo de envio dos trabalhos
  • Date: Wed, 1 Aug 2007 11:19:45 -0300

Carol,

 
Acho que existe muita gente capaz de dar palestras aqui no Brasil... Se tivesse alguém de fora, melhor ainda, torna o evento mais interessante ainda. Mas a minha questão é que eu acho que é importante para o mercado que se fale importância do profissional de AI. Por que realmente investir em AI?? 
 
Não to falando de falar superficialmente. É defender a necessidade de se investir de verdade nisso e não deixar os arquitetos como uma coisa supérfula ( "um PLUS a mais para agregar valor na proposta" =^D ). Tipo, "eu tenho AI porque tem que ter. ou porque o meu concorrente tem. ou porque a click tem. ou porque eu ouvi falar que tem que ter". e aí vai a firma e coloca um cara lá no canto que é responsável por isso e fica de peão de visio - isso quando o cara tem visio pra trabalhar, tem acesso a algum tipo de biblioteca ou curso e por aí vai... 
 
Talvez discutir essa importância, seja uma coisa mais do que clara para as pessoas da lista, que são profissionais de arquitetura de informação. Mas será que isso é claro para quem mete a mão no bolso? Para quem paga o salário? Para quem contrata o serviço? (to falando de cliente e de patrão). 

 
Ter um nome de peso falando exclusivamente sobre isso é um chamariz para o mercado. Para quem faz circular a grana. Sabe? A gente precisa educar as agências, as produtoras, as empresas, sobre a importância da usabilidade, da arquitetura e etc etc etc. 
 
Eu venho trabalhando uns contatos com a ESPM, IAB, ABEMD, clientes e outros para tentar começar a criar eventos, palestras ou qualquer coisa assim, para tentar formar melhores profissionais. Tanto do lado de cá do balcão - dos prestadores de serviços relacionados a interatividade e meio digital (comunicacao, marketing, tecnologia, empresas de consultoria de usabilidade e tudo mais) - e também do lado de lá... de quem contrata esses serviços. Tipo: o cara no Bradesco, na Coca-Cola, no HSBC, na FIAT e etc,  tem que entender porque que cada peça é importante. Não precisa entrar nos detalhes, mas precisa entender o porque do investimento. 

Por isso que eu considero importante que uma Click falasse. - através de algum figurão lá, Pedro ou Abel Reis, sendo esse melhor ainda porque é menos marqueteiro. É uma empresa que investe nisso. Tem uma das maiores equipes e essa equipe é respeitada lá dentro. Eu trabalhei lá e sei que é um assunto que cresceu e é cada vez mais levado a sério. Espero que a Ju Constantino concorde comigo. =^)

 
Eu simplesmente acho que isso talvez fosse importante para o bem da categoria como um todo. Não falo como arquiteto de informação. Eu sou diretor de criação e trabalho com interatividade desde 1900 e vovó virgem e tenho um profundo respeito e interesse no assunto. Mas não me considero importante para falar sobre isso. Tô só sugerindo mesmo.

 
Eu sei que talvez isso traga um desvio para o público-alvo. Mas eu acho que é importante para o todo. Inclusive para uma empresa entender, no futuro, porque é importante ela patrocinar um evento desse tipo.

 
Pensem aí.  =^D


On 7/31/07, Carolina Leslie < carolinaleslie AT gmail.com> wrote:
Oi Jean,
A idéia inicial era trazer um ou dois palestrantes internacionais. Ela ainda não foi descartada, mas a gente teria que conseguir mais algum apoio para fechar isso. De qualquer forma, a boa notícia é que nesses últimos dias recebemos várias propostas de palestras legais, tanto de gente nova quando de pessoas já conhecidas do mercado e eu estou muito animada com a montagem do programa. =)
 
Quanto a chamar gente de outras áreas para falar sobre a importância da AI eu já não sei se é tão legal. Eventualmente poderemos até convidar algumas pessoas para painéis ou palestras, mas o público-alvo do Ebai já deve ter comprado a idéia da importância da área. Acho mais relevante tentar discutir como vender AI, por exemplo, do que ter alguma figura famosa falando superficialmente sobre o tema. Por outro lado, se o Pedro Cabral -ou você- quiser apresentar um case em que a AI se mostrou fundamental, eu serei a primeira pessoa a apoiar. =)
 
bjs,

--
Carol Leslie
www.lulileslie.com
------------------------------------------------------------ -----------------------------
1º Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação
19 e 20 de outubro em São Paulo, SP
www.aibrasil.org/encontro

 



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page