aifia-pt - Re: [AI] Res: Digest AIfIA-pt, volume 187, assunto 15

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Ivan Niero Miranda" <nieroivan AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Digest AIfIA-pt, volume 187, assunto 15
  • Date: Mon, 30 Jul 2007 13:59:37 -0300

Este salário varia dependendo da região do país ou é assim em todo lugar??? E o salário no exterior? Alguém tem uma média?

On 7/30/07, Fabio Palamedi < fabio.palamedi AT gmail.com> wrote:
Bem.... se for pelos dados do Ricardo, me dei bem quando decidi apostar em AI =)

Mas, acredito que, a média ta mais razoável que isso, levando em consideração o cenário que estou e que acredito que paga melhor, que é, Software-house.

estágio para AI - de 600 a 900 reais (clt) (cursando faculdade de Biblioteconomia, Ciencia da Informação, Desenho Industrial, jornalismo, etc.)

Junior - Mais ou menos 1,5 anos de experiencia, em regime PJ (1500 a 3000,00)

Pleno - Mais de 2,5 anos de experiencia, em regime PJ (3000,00 a 4,500,00)

Senior - De 3,5 anos de experiencia em diante ( 5000,00 em diante)

Vale mencionar, que esses valores são PJ, e em regime CLT, devem cair pelo menos 40% disso.

Eu tiro essa base, levando em consideração varios aspectos hoje no mercado, principalmente, o de Engenheiro de sistemas. É fato que um AI, (que não é uma profissão consolidada, aceita e amplamente praticada, muito menos academicamente reconhecida) ganhe bem menos que um Arquiteto de software.

Mas porque essa comparação com Engenharia de software? Simples, AI, não é o responsavel pela "estrutura" de Front-end? O Arquiteto de Sistemas, é o danado responsavel pelo Back-office.Do meu ponto de vista, em um futuro com uma internet mais exigente, os arquitetos de informação chegam a equiparar seus salarios aos arquitetos de software, mas acredito que não agora....rsrs

Outra coisa que deve ser considerada, é as skills do AI, porque cada profissional tem um perfil tipico e muito especifico. A proposta de um AI com formação em uma determinada ciencia, pode não ser o melhor perfil para um determinado ambiente de trabalho. Cada caso, é um caso, e na maioria das vezes, muito especifico.

Essa é minha opinião pessoal =)
[],s Fabio Palamedi